JORNAL ESCOLAR

PROJETO



PROJETO
Escola: Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso
Professor da SIE: José Carlos Oliveira da Silva
E-mail: jcarlos11200@gmail.com
Nível / modalidade de ensino: Ciclo II - 1º e 2º Anos

TÍTULO
Jornal Escolar: aprendendo com a linguagem jornalística

SITUAÇÃO PROBLEMA
Superação do baixo rendimento dos alunos e das dificuldades ortográficas através do conceito de erro como possibilidade de crescimento e não como fracasso/derrota e discriminação.

JUSTIFICATIVA
Pessoas que não são leitoras têm a vida restrita à comunicação oral e dificilmente ampliam seus horizontes, por ter contato apenas com ideias próximas das suas, nas conversas com amigos. São os livros, revistas, jornais e outros suportes, como a internet, que oportunizam o contato com o desconhecido, com outras épocas e outros lugares e, assim, abrem janelas para o mundo, “abrem a cabeça”. Por isso, incentivar a formação de leitores e escritores é tão fundamental no mundo globalizado em que vivemos, é trabalhar pela sustentabilidade do planeta, garantir a convivência pacífica entre todos e o respeito à diversidade, no caminho de uma nova cidadania exigida por um mundo em permanente mudança nas suas escritas, e cada vez mais exigente quanto à qualidade da leitura.          
A função de um texto é levar uma mensagem ao leitor, estabelecer uma comunicação com ele. Por isso, quem vai redigir utiliza a forma de redação mais adequada para traduzir os conteúdos que deseja transmitir. Mas, assim como o autor, o leitor também tem suas intenções ao ler o texto. Portanto, ao usar uma determinada forma de redação o escritor está procurando harmonizar os seus interesses aos do leitor, está utilizando a estrutura que melhor traduza esse duplo interesse. Assim, para se formar leitores e escritores competentes é necessário um amplo contato com os diferentes gêneros textuais. E o espaço privilegiado para esse contato é a escola, onde se dá o encontro decisivo entre a criança/adolescente e a leitura/escrita em todas as áreas do conhecimento.
Neste sentido, entre os objetivos do projeto Jornal Escolar: aprendendo com a linguagem jornalística está o de oportunizar esse contato com os diferentes gêneros textuais, numa realidade palpável, deslocando o foco do conteúdo curricular abstrato, no intuito de que a prática escolar passe a focalizar as situações reais da vida cotidiana e o professor tenha oportunidades imperdíveis de transpor os objetivos meramente intelectuais e investir na alfabetização emocional, relacionamento humano, ética, cidadania, educação de valores e tantos outros aspectos necessários para educação integral, centrada no ser e na realidade, principalmente no debate dos problemas socioambientais, que estão bem próximos da nossa escola e da nossa comunidade, e que são tratados pela disciplina Educação Ambiental, parceira deste projeto.
Sobre a importância de jornais e revistas como mediadores entre a escola e o mundo, Faria diz que:
“O jornal é também uma fonte primária de informação, espelha muitos valores e se torna assim um instrumento importante para o leitor se situar e se inserir na vida social e profissional. Como apresenta um conjunto dos mais variados conteúdos, preenche plenamente seu papel de objeto de comunicação. Mas não só, pois como o pontos de vista costumam ser diferentes e mesmo conflitantes, ele leva o aluno a conhecer diferentes posturas ideológicas frente a um fato, a tomar posições fundamentadas e a aprender a respeitar os diferentes pontos de vista, necessários ao pluralismo numa sociedade democrática”. (FARIA, 2009, p. 11).
Reconhecendo essa importância do jornal, o Liceu Escola, já faz uso do jornal como metodologia para promover oportunidades de informação, educação e comunicação para crianças e adolescentes desde maio de 2009, quando foi publicado o “Jornal do Paracuri”, criado e editado pelos alunos com o software Writer, a partir de uma atividade do Curso Mídias na Educação (realizado na plataforma Proinfo do MEC), elaborada pelos professores-cursistas José Carlos Oliveira e Elizabeth Torres. E, nos anos seguintes, outros foram publicados, nos meios impresso e digital - com a utilização de ferramentas de criação e edição, como Publisher e, atualmente, Scribus - sempre com o foco na valorização do Aprender pelo Fazer, desenvolvimento e firmação da capacidade leitora dos alunos, estímulo à expressão escrita, formação da cidadania, cultura geral, norma padrão escrita como ponto de referência para a correção na produção de textos, desenvolvimento de habilidades para o uso de recursos tecnológicos na produção textual e na edição de imagens.

QUESTÕES PARA INVESTIGAÇÃO

  • Quais são as habilidades e competências necessárias para ser um(a) jornalista?
  • As pessoas acreditam em tudo o que o jornal publica?
  • Quantas pessoas são necessárias para fazer um jornal?
  • Quais são os equipamentos necessários para montar um jornal?
  • O que pode e o que não pode ser publicado no jornal?
  • Quais são as possibilidades de aprendizagem através da utilização do jornal?
  • Todos os jornais publicam as mesmas coisas?
  • Quando o jornal começou a ser publicado no Brasil e no mundo?
  • Como eram os primeiros jornais?
OBJETIVOS DO PROJETO
  • Familiarizar o aluno com o jornal;
  • Desenvolver o hábito da leitura e comportamentos leitores e escritores;
  • Promover a discussão da realidade;
  • Possibilitar o enriquecimento cultural e existencial do aluno;
  •  Formar leitores esclarecidos e participantes;
  •  Reconhecer o significado da expressão “ponto de vista”, no sentido de ter claro que existem inúmeros olhares sobre um mesmo fato, situação ou ideia;
  • Avaliar o próprio comportamento diante da maneira de encarar os seus erros e os dos colegas;
  • Perceber as diferenças entre a língua falada e a língua escrita;
  • Desenvolver habilidades para o uso de recursos tecnológicos na produção textual e na edição de imagens;
  •  Incentivar a pesquisa, a produção de tipos e gêneros textuais diferentes, o protagonismo e a divulgação das produções do aluno.
CONTEÚDOS CURRICULARES

  • Biblioteca: leitura dirigida, função da biblioteca.
  • Ensino das Artes: comunicação visual – signos, imagens, desenhos, gráficos, layout gráfico.
  • Educação Ambiental: os lugares e suas paisagens, problemas socioambientais, atitudes para um ambiente saudável.
  • Língua Portuguesa: comportamentos leitores e escritores; escrita e produção de textos; tipos e gêneros textuais do jornal; revisão das produções textuais.
PARCERIAS
Atuação
Nome do professor
Turma
Turno
Biblioteca
Educação Ambiental
Ensino das Artes
Língua Portuguesa
Priscila Melo
Andson Oliveira
Márcia Mara Barroso
Andréa Martins
-
-
-
-

METODOLOGIA

a) FASE DE SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO TEMA
Atividades


Descrição das ações do aluno

Conteúdos curriculares

Recursos computacionais

Local e
coordenação da ação
"Tempestade cere-bral" sobre a função de um jornal.
Anotar tudo que vem à cabeça sobre jornal;
Participar de uma roda de conversa.
Linguagem oral
Linguagem escrita
Processador de textos
SIE – Professor da SIE
Manuseio e visualiza- ção de jornais  e informativos produzi-dos pelos alunos em anos anteriores, jor-nais da grande im- prensa e vários ou-tros.
Manusear e visualizar os jornais e informati-vos, observar suas características; estabe-lecer as semelhanças e diferenças na diagrama- ção, primeira página, manchetes, leads e te-máticas abordadas, comparar os jornais locais com os jornais escolares.
Participar de uma roda de conversa sobre a atividade e os objeti-vos/metodologia do projeto Jornal Escolar.
Comunicação visual
Tipos e gêneros
textuais
Expressão oral
Visualizador de imagens
Internet
http://www.ejornais.com.br
SIE – Professor da SIE
Sala de aula - Professoras de Língua Portuguesa e Ensino das  Artes

b) FASE DE APROFUNDAMENTO DO ESTUDO ACERCA DO TEMA
Atividades


Descrição das ações do aluno

Conteúdos curriculares

Recursos computacionais

Local e
coordenação da
ação
História do Jornal: exibição de vídeos
História do Jornal Impresso
História do Jornal Impresso - foto-composição
 A História dos Jornais no Brasil - Parte 1, Parte 2 e Parte Final
Assistir os vídeos.
Participar de uma roda de conversa sobre a história do jornal impresso e a veiculação do jornal na atualidade.
A evolução dos meios de comunicação: o jornal impresso
Liberdade de imprensa
Ética jornalística
Internet:
http://www.youtube.com/watch?v=FIVOOmI_wWo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=3rc0nE5kpxs
http://www.youtube.com/watch?v=90cfKJ6WcMw
http://www.youtube.com/watch?v=zi_j0sxhHOw
http://www.youtube.com/watch?v=3v9GXgPoKus
SIE - Professor da SIE
Sala de aula - Professora de Língua Portuguesa
Estrutura do jornal:
Identificação dos elementos consti-tutivos de um jornal.
Identificar as diver-sas informações so-bre o jornal  e os seus elementos constitutivos: ilus-trações, charges, tipos de textos, etc., a partir de um roteiro preparado pelo professor.
Comunicação visual
Tipos e gêneros textuais do jornal
Leitura
Compreensão de textos
Produção textual
Visualizador de imagens
Internet:
http://digital.diariodopara.com.br/pc
Processador de textos
SIE -  Professor da SIE
Sala de aula - Professoras de Língua Portugue-sa e  Ensino das Artes
Manchete e Notícia
Fato e Opinião
- Características principais.
Formar equipes de 2 alunos, acessar os sites indicados pelo professor (ou pegar um jornal completo de qualquer dia), ler a primeira página, escolher uma man-chete, observar em que página está escrita a notícia referente à manche-te, ler a manchete e a notícia com aten- ção e responder as questões do roteiro preparado pelo pro-fessor.
A partir de uma no-tícia indicada pelo professor, identificar os elementos cons- titutivos e as carac-terísiticas desse gênero textual (começo, meio e fim, o quê? quem? quando? onde? como? por quê?) e criar outra manchete para a mesma notícia.
Escrever uma notícia para divulgar um fato, problema, ou descoberta que ocorreu na sua comunidade (seguir o roteiro disponibili-zado pelo profes-sor).
Tipos e gêneros textuais do jornal
Características principais de uma notícia
Leitura
Compreensão de textos
Produção textual
Internet:
http://digital.diariodopara.com.br/pc
http://www.ejornais.com.br
Visualizador de imagens
Processador  de textos
SIE - Professor da SIE
Sala de aula -  Professora de Língua Portugue-sa

Entrevista
- Caraterísticas principais
Em duplas, ler uma entrevista reproduzida pelo professor, observar suas prin-cipais características, responder as ques-tões de um roteiro preparado pelo pro-fessor e elaborar uma entrevista com uma pessoa que julguem importante na comu-nidade (ler com aten-ção as sugestões fornecidas pelo pro-fessor).
Gêneros textuais do jornal: entrevista
Leitura
Compreensão de textos
Produção textual
Visualizador de imagens
Processador de textos
SIE - Professor da SIE
Sala de aula - Professora de Língua Portuguesa
Resenha
- Características principais
Em duplas, ler as resenhas seleciona-das pela bibliotecária, extraídas de jornais diversos, observar suas principais carac-terísticas e responder as questões do roteiro disponibilizado pelo professor.
Gêneros textuais do jornal: entre-vista
Leitura
Compreensão de textos
Produção textual
Visualizador de imagens
Processador de textos
SIE - Professor da SIE
Sala de aula - Professora de Língua Portuguesa
Mini-oficina de edi-toração
eletrônica com o Software Livre Scribus Stable
Acessar o aplicativo Scribus Stable e seguir as instruções da apostila disponibilizada e esclarecer as dúvidas com o professor.
Ferramentas de publicação
Recursos visuais
Leitura
Compreensão de textos
Aplicativo de editoração eletrônica Scribus Stable
SIE - Professor da SIE

c) FASE DE SISTEMATIZAÇÃO DOS RESULTADOS DOS ESTUDOS E PRODUÇÃO DOS ALUNOS
Atividades


Descrição das ações do aluno

Conteúdos curriculares

Recursos computacionais

Local e
coordenação da ação
Montagem do jornal
Formar duplas ou trios e seguir as etapas do roteiro disponibilizado pelo professor.
Comunicação visual: signos, imagens, dese-nhos, gráficos, layout gráfico.
Gêneros textuais do jornal: entrevista, notí-cia, ilustração, charge, imagens, etc.
Leitura
Compreensão de textos
Produção textual
Revisão das pro-duções textuais.
Aplicativo de editoração eletrônica Scribus Stable
Processador de textos
Editor de imagens
Internet
SIE -  Professor da SIE
Sala de aula - Professoras de Língua Portuguesa, Ensino das Artes e Educação Ambiental

d) FASE DE CULMINÂNCIA OU SOCIALIZAÇÃO DAS PRODUÇÕES DOS ALUNOS
Atividades


Descrição das ações do aluno

Conteúdos curriculares

Recursos computacionais

Local e
coordenação da ação
Afixação dos jornais produzidos em locais visíveis/ mural do hall do Liceu Escola

Exposição dos trabalhos e convite aos alunos e visitantes para a leitura das produções.
Linguagem oral
Discurso persuasivo
Internet:
Blog do Liceu Escola
Hall do Liceu Escola /  Biblioteca Professora de Língua Portuguesa / Bibliotecária
Postagem dos jornais produzidos no blog do Liceu Escola (http://liceudeicoara ci.blogspot.com)
Postagem dos trabalhos e divulgação do endereço do blog no Liceu Escola e na comunidade
Linguagem oral
Discurso persuasivo
Internet
Blog do Liceu Escola
SIE / Liceu Escola / Comunidade
Professor da SIE
Professora de Língua Portuguesa

TURMAS E Nº DE ALUNOS PARTICIPANTES DO PROJETO
Código das turmas
Nº de alunos participantes
Turno de estudo das turmas
C31303
C31304
C32101
40
39
40

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
Os professores construirão com as turmas o sistema de avaliação, para que ambos saibam quais critérios serão avaliados e quais as habilidades a serem desenvolvidas durante as atividades.
Será sugerida a produção de um relatório individual, indicando os conteúdos assimilados, as dificuldades encontradas, os pontos positivos e negativos verificados durante as atividades, como se deu o relacionamento com os colegas, e uma avaliação sobre seu rendimento e participação nas atividades.
Os professores observarão o crescimento no aprendizado do aluno, sua participação nas discussões, seu desempenho na editoração e produção textual, a responsabilidade e organização no desenvolvimento das atividades e perante o grupo. Ao final, os professores e alunos participarão de uma roda de conversa, na qual todos farão suas avaliações.

AVALIAÇÃO DO PROJETO
Avaliação coletiva, com a participação de todos os envolvidos no projeto - alunos, professores e colaboradores - quanto ao atingimento dos objetivos propostos.

REFERÊNCIAS
FARIA, Maria Alice de Oliveira. Como usar o jornal na sala de aula. 10. ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2009. 162p. (Repensando o Ensino).
FERNANDE, Jaiza Helena Moisés. Jornal da escola. Tudo de bom! Disponível em: <http://www.mundojovem.com.br/projetos-pedagogicos/projeto-como-criar-um-jornal-escolar>. Acesso em 28/08/2013.
FERRARI, Pollyana. Jornalismo Digital. 4. ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2012. 128p. (Comunicação).
NEVES, Iara Conceição Bitencourt. et al. (Orgs.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 7.ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS,2006. 230 p. (Série Educação Continuada).
SANCHO, Juana María. et al. (Org.). Tecnologias para transformar a educação. Trad.: Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2006. 200p.
SILVA, Mariane Éllen. Aprendendo a estrutura jornalística para construir o jornal da turma (aula). Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html? aula= 20921>. Acesso em 28/08/2013.
________________. Texto jornalístico: importante veículo de comunicação e informação (aula). Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula= 20920>. Acesso em 28/08/2013.

PUBLICAÇÕES




















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