domingo, 3 de abril de 2016

HISTÓRIA: Vamos aprender!

O Império Romano invade Belém

Domingo, 03/04/2016, 08:38:12 - Atualizado em 03/04/2016, 12:22:04A-A+
O Império Romano invade Belém (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Chega pela primeira vez a Belém um projeto que promete uma verdadeira viagem ao passado de uma Civilização que inspirou a arquitetura, a agricultura, a democracia e a religião modernas. Trata-se da exposição “Civilização Romana: O Império que moldou o Mundo”, que recria esse período histórico com mais de 2.000 anos, permitindo aos visitantes explorar e vivenciar os utensílios, as tecnologias e as poderosas máquinas fabricadas por aquele povo. A mostra será inaugurada na próxima quarta-feira (6) e ficará em cartaz até 20 de maio, no Boulevard Shopping. 
Veja o vídeo sobre o Império Romano:
Esta é a primeira passagem da coleção pela América Latina. Ao todo, são 65 equipamentos construídos pelo grupo de escultores do respeitado artesão italiano Gabriele Niccolai. O diretor da exposição, Emerson Oliveira, ressalta que os instrumentos são feitos com o mesmo material da época. E alguns são interativos. “A ideia é que os visitantes aprendam com peças que estimulam todos os sentidos”, destaca Oliveira.

ORIGEM
O professor de História Alessandro Costa acredita que projetos como este são importantes para pessoas de todas as idades. “É uma forma de conhecer a origem da nossa cultura religiosa, política e econômica de hoje”, afirma. Ele explica que Roma se diferencia de outras cidades do passado por ser pioneira em diversas questões da História do Ocidente. A população romana foi, por exemplo, a primeira a ter noção de balança comercial e a utilizar moedas para valorizar os produtos. Outro aspecto muito conhecido é o pioneirismo da tecnologia hidráulica trazida do Egito, com construção de dutos, encanamentos e tubulações.
Esses fatos históricos estarão em exposição, por meio de três seções temáticas: Gênio Militar, Construindo Roma e Estilo de Vida. A primeira conta com a caracterização dos guerreiros romanos e das máquinas de guerra. A segunda é referente a mecanismos que ergueram a cidade, como o arco (que inspira a arquitetura mundial até hoje) e o aqueduto romano (parte do sistema de abastecimento de água). E a terceira contém aparelhos, como maquete do Coliseu e manequins de gladiadores.
A previsão de público durante a exposição é de cerca de 30 mil pessoas. As escolas podem fazer agendamento para levar grupos de alunos e professores. O percurso é totalmente guiado por monitores, que explicam, do início ao fim, a História por trás das peças. O projeto é uma realização da Associação Cultural Italian Art, Instituto Portal do Conhecimento, Faz e Acontece Cerimonial e Eventos e o Boulevard Shopping Belém. O DIÁRIO DO PARÁ é media partner da mostra.
(Alice Martins Morais/Diário do Pará)
Postado por Prof. José Carlos OLiveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário