segunda-feira, 25 de agosto de 2014

CAPOEIRA DO LICEU ESCOLA NA 6ª EDIÇÃO DO EVENTO "12 HORAS DE CAPOEIRA"

Na manhã ensolarada do dia 17 de agosto (domingo), na Praia do Amor, distrito de Outeiro, a Federação Paraense de Capoeira realizou a 6ª edição do evento 12 Horas de Capoeira. A Associação Rainha N'zinga de Capoeira, coordenada pelo Instrutor Palmiro Alvão, professor de Biologia da Educação de Jovens e Adultos do Liceu Escola, apresentou sua capoeira tradicional angola ao público e demais capoeiristas. A capoeira angola caracteriza-se como um estilo mais próximo daquele jogado pelos escravos, é mais lenta, com movimentos de solo, tem suas raízes fixadas na tradição afro-brasileira, como explicou o Instrutor Palmiro. Os espectadores surpreenderam-se com as habilidades dos capoeiristas mais jovens da Associação Rainha N'zinga de Capoeira, dentre estes, destaca-se a aluna Nalanda Santos, de apenas 9 anos, que demonstrou suas habilidades musicais, encantando aos presentes.
Aline Ellen Fontes
Coordenadora Pedagógica da EJA do Liceu Escola


Ao centro, o Professor Palmiro Alvão, Instrutor da Associação Rainha N'Zinga de Capoeira
















Fotos: Aline Ellen Fontes
Postado por Prof. José Carlos Oliveira

sábado, 23 de agosto de 2014

EJA E PROJOVEM NO ARRAIAL JUNINO DO LICEU ESCOLA

EJA e PROJOVEM uniram-se na noite do dia 18 de junho para promover o arraial junino integrado do turno da noite do Liceu Escola, tendo em vista a integração e confraternização entre alunos, professores e comunidade local. O evento visou fortalecer os aspectos populares da cultura brasileira, ressaltando o papel da escola como divulgadora e propagadora de cultura, além de proporcionar a interação e confraternização entre a EJA e o Projovem. 

A professora Rose Souza, que atualmente está na regência da turma 141 (1ª Totalidade), organizou uma roda de carimbó tradicional com seus alunos, que contou também com a participação da coordenadora Leila Matos

A quadrilha foi organizada pelos alunos Lourdes Anjos e Geovane Júnior, da turma 442 (4ª Totalidade), que contou com a participação de alunos de 3ª e 4ª Totalidades. Com esta quadrilha, a Educação de Jovens e Adultos do Liceu Escola fortifica cada vez mais o protagonismo de seus alunos, que tomaram a frente do trabalho, organizando desde os ensaios até a escolha do figurino, tendo a coordenação pedagógica como mediadora do processo. Diversos foram os convites para participar de festas tradicionais dos bairros de Icoaraci, tamanho foi o sucesso que esta quadrilha fez entre os presentes. Alunos e professores do Projovem apresentaram brincadeiras típicas da quadra junina: corrida do saco, pescaria e corrida do ovo.

Aline Ellen Fontes 

Coordenadora da EJA


VÍDEO: ARRAIAL JUNINO DA EJA 2014

Equipe de Coordenação da EJA
Professor Francisco Carvalho
Alunos Telma e Josias com as professoras Marluce Amaral e Roseane Souza









  







Imagens: Aline Ellen Fontes
Postado por Prof. José Carlos Oliveira

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

DIA DAS MÃES

O Dia das Mães foi comemorado no Liceu Escola no dia 24 de maio, com várias atividades desenvolvidas nos espaços da Escola.
Apesar da chuva torrencial, a presença da comunidade foi marcante.
Nossos parabéns a todas as MÃES!


VÍDEO: DIA DAS MÃES































































































Imagens: alunos da Rádio Liceu
Postado por Prof. José Carlos Oliveira