sábado, 19 de abril de 2014

PROJETO ETNOCONEXÕES ENTRE A ARTE E A MATEMÁTICA

EXPOSIÇÃO NA UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA



Assim como a arte, a matemática e a cultura se inspiram na simplicidade, na elegância e na beleza, e reúnem em sua realização: razão e sensibilidade. Ali se reconhece uma verdade, seja produzida pelo artista, pelo cientista ou pelo artesão. E quando estes conhecimentos se religam numa proposta educativa, instaura-se aí um amplo sentido de humanidade, de ser e estar no mundo. Assim é o Projeto Etnoconexões entre a Arte e a Matemática de autoria dos professores do Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso de Icoaraci: Rosângela Martins, Márcia Mara Balieiro, Tamires Vale, Josué Pereira, Guilherme Santana e Larissa Cavalcante. 

A Unama, por meio do curso de Artes Visuais e da Casa da Memória reconhece o papel e a importância de projetos dessa natureza, e por isso abriu essa exposição no dia 7 de abril, por ocasião do III Workshop de Ciência Tecnologia e Arte da Amazônia e III Simpósio de Arte e Tecnologia.

Neste recorte expositivo, apresentamos alguns resultados construídos pelos alunos durante a trajetória do projeto que surgiu em 2010 com o título “Construindo conceitos geométricos em peças de argila”; em 2011, passou a ser intitulado como “Geometria e o Grafismo Marajoara: uma conexão entre o saber e o fazer”, e a partir de 2012, “Etnoconexões entre a Arte e a Matemática”.

Aguardamos sua presença,
Janice Lima

Rosângela Dantas

Márcia Mara

Josué Pereira

Guilherme Santana

Tamires Valle

Larissa Cavalcante

Clique no LINK para saber mais

Exposição na Unama mostra trabalhos de alunos da rede municipal



















Postado por Prof. José Carlos

quarta-feira, 16 de abril de 2014

EJA: 1º CONSELHO DE TOTALIDADES DO ANO LETIVO 2014

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

As coordenações administrativa e pedagógica do Liceu Escola iniciaram, neste mês de abril, os Conselhos de Totalidades na Educação de Jovens e Adultos do Liceu Escola.
O Conselho de Totalidades é a instância máxima avaliativa na proposta da Totalidade do Conhecimento. É realizado a cada bimestre letivo, com a participação de alunos, pais de alunos menores de idade, professores e a coordenação pedagógica, e visa, principalmente, constatar os progressos e dificuldades dos alunos e, assim, reorientar a qualidade do trabalho docente. Além disso, busca superar a prática excludente e classificatória, assumindo uma perspectiva inclusiva e mediadora da aprendizagem.





















Postado por Prof. José Carlos

quarta-feira, 9 de abril de 2014

segunda-feira, 7 de abril de 2014

EXPOSIÇÃO NA UNAMA: PROJETO ETNOCONEXÕES ENTRE A ARTE E A MATEMÁTICA

CONVITE

Prezados,
Assim como a arte, a matemática e a cultura se inspiram na simplicidade, na elegância e na beleza, e reúnem em sua realização: razão e sensibilidade. Ali se reconhece uma verdade, seja produzida pelo artista, pelo cientista ou pelo artesão. E quando estes conhecimentos se religam numa proposta educativa, instaura-se aí um amplo sentido de humanidade, de ser e estar no mundo. Assim é o Projeto Etnoconexões entre a Arte e a Matemática de autoria dos 
professores do Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso de Icoaraci: Rosângela Martins, Márcia Mara Balieiro, Tamires Vale, Josué Pereira, Guilherme Santana e Larissa Cavalcante. A Unama, por meio do curso de Artes Visuais e da Casa da Memória reconhece o papel e a importância de projetos dessa natureza e por isso abre essa exposição na segunda-feira (07/04), por ocasião do III Workshop de Ciência Tecnologia e Arte da Amazônia e III Simpósio de Arte e Tecnologia.




Postado por Prof. José Carlos