quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

EQUIPE DA EJA DO LICEU REALIZA HP COLETIVA

No dia 12/02/2014 (quarta-feira), a equipe da Educação de Jovens e Adultos do Liceu Escola realizou a 1ª HP Coletiva do ano letivo 2014, coordenada pelo administrador Raimundo Monteiro, e com a presença de todos os segmentos (coordenadores, professores e apoio). 
Após o lanche, a pauta foi debatida: calendário escolar, trabalhos extraescolares e a avaliação, entre outros assuntos.

O administrador Raimundo Monteiro coordenou a reunião



Ao centro, Graça Nery e Maria Ednalva Franco, apoio da EJA
A coordenadora pedagógica Aline Ellen foi a redatora da ata da reunião
Ao centro, Leonilson Pereira e João Nunes, apoio da EJA
Texto e Imagens: Prof. José Carlos
Postado por Prof. José Carlos

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

DIA MUNDIAL DO RÁDIO

Instituído há três anos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para lembrar a criação da Rádio ONU, em 1946, o Dia Mundial do Rádio é comemorado em 13 de fevereiro - um dia para celebrar o rádio como um meio para melhorar a cooperação internacional entre as emissoras e incentivar as grandes redes e as rádios comunitárias a promover o acesso à informação, a liberdade de expressão e a igualdade de gênero sobre suas ondas. 
Como o rádio continua a evoluir na era digital, continua sendo a midia que atinge o maior público no mundo inteiro. É um canal ideal para consolidar o compromisso da UNESCO em promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.
Por meio das celebrações do Dia Mundial do Rádio em todo o mundo, a UNESCO irá promover a igualdade de gênero:
  • Sensibilizando proprietários de estações de rádio, executivos , jornalistas e governos a desenvolver políticas e estratégias relacionadas a gênero;
  • Eliminando estereótipos e retratando múltiplas dimensões e segmentos no rádio;
  • Fortalecendo habilidades para juventude na produção de rádio com foco nas meninas como produtoras, radialistas e jornalistas;
  • Promovendo a segurança de mulheres radialistas.
A UNESCO convida a todos os países para celebrar o Dia Mundial do Rádio, planejando atividades em parceria com as emissoras regionais , nacionais e internacionais, organizações não-governamentais, da mídia e do público. Em 13 de fevereiro, vamos celebrar as mulheres no rádio e aqueles que apoiam o rádio no Brasil!
Em mensagem divulgada pela Unesco, a diretora-geral da organização, Irina Bokova, destaca que “as mulheres têm assumido papel decisivo no crescimento do rádio. Como cidadãs jornalistas, repórteres, produtoras, técnicas e tomadoras de decisão, as mulheres estão trabalhando em cada nível da indústria da radiodifusão para garantir a livre troca de opiniões, informações e ideias pelas ondas do rádio.”
Nesta data comemorativa, o Liceu Escola de Artes e Ofícios "Mestre Raimundo Cardoso" lembra a participação da Rádio Liceu do Paracuri como ferramenta que propicia o uso do rádio como metodologia para promover oportunidades de informação, educação e comunicação para jovens e adultos e suas famílias, valorizar o Aprender pelo Fazer, refletir sobre as questões políticas, sociais e culturais que envolvem a comunidade e desenvolver comportamentos leitores e escritores e a oralidade dos alunos.


Vídeo: Rádio Liceu - A Sintonia do Saber
Fontes:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/prizes-and-celebrations/world-radio-day/
http://www.ebc.com.br/sobre-a-ebc/sala-de-imprensa/2014/02/radios-ebc-preparam-programacao-especial-para-celebrar-o-dia
Pesquisa: Equipe da Rádio Liceu do Paracuri
Postado por Prof. José Carlos

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

EJA: PROJETO "O TEATRO ALÉM DO HORIZONTE"

OFICINA 01

Os alunos da turma 441 (4ª totalidade) participaram da oficina 01 do projeto "O Teatro Além do Horizonte", ministrada pelo acadêmico da UFPA Luís Fernando Vilas Novas, na noite do dia 10 de fevereiro (segunda-feira). Foram desenvolvidas dinâmicas que trabalharam a dicção, impostação vocal e expressão corporal. Além disso, os alunos foram levados a refletir sobre a importância social da fala.

Luís Fernando Vilas Novas, acadêmico do Instituto de Ciências da Arte da UFPA e alunos da turma 441 (4ª totalidade)





Glauce Antunes, professora da Sala de Leitura



Ao centro, Serginho, aluno especial








Texto e Imagens: Aline Ellen
Postado por Prof. José Carlos

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

EJA: PROJETO DE LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


Projeto de autoria da professora Glauce Antunes (Sala de Leitura), a ser desenvolvido em parceria com as disciplinas Língua Portuguesa e Artes e com suportes da Sala de Informática Educativa e da Oficina de Torno. Tem por objetivo geral "aperfeiçoar habilidades de leitura, interpretação e produção textual oral e escrita dos alunos de 1ª a 4ª totalidades, da Educação de Jovens e Adultos – EJA, do Liceu Escola de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso".

Nos dias 05 e 06 de fevereiro, apesar da chuva, que motivou a ausência de muitos alunos, o projeto foi apresentado às turmas de 1ª, 2ª e 3ª Totalidades.

Na parceria com a Sala de Informática Educativa, coordenada pelo professor José Carlos Oliveira, estão previstas as integrações dos projetos Jornal Escolar e Rádio Escolar e a produção de vídeos.



Professora Glauce Antunes, da Sala de Leitura




Texto e imagens: Prof. José Carlos
Postado por Prof. José Carlos

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

EJA: PARCERIA ENTRE A SALA DE LEITURA E ACADÊMICOS DA UFPA

No dia 04 de fevereiro (terça-feira), os acadêmicos de pós-graduação lato sensu em Educação Profissionalizante Integrada à Educação básica, na modalidade EJA, do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará, Luís Fernando Vilas Novas e Thiago da S. Rodrigues, reuniram-se com a professora Glauce Antunes (Sala de Leitura do Liceu Escola) e os alunos das turmas da 4ª Totalidade (441 e 442), para apresentarem um projeto a ser desenvolvido em parceria ao longo dos próximos dois meses.


O projeto de intervenção prevê a realização de oficinas de expressão corporal, dança e canto, entre outras, que vão culminar com a apresentação de uma peça teatral no dia 14 de março - Dia Nacional da Poesia -, e estará inserida no projeto da Sala de Leitura, coordenado pela professora Glauce Antunes.



Professora Glauce com os acadêmicos do ICA Luís Fernando e Thiago









Texto e Imagens: Aline Ellen
Postado por Prof. José Carlos

1ª HP COLETIVA DO LICEU ESCOLA NO ANO LETIVO 2014

O Liceu Escola realizará na sexta-feira (07/02) a 1ª HP coletiva do ano letivo 2014. Participarão das atividades os coordenadores pedagógicos, professores e oficineiros, em dois horários:
Manhã: 8h às 11h30min
Tarde: 14h às 17h30min

Postado por Prof. José Carlos

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

1ª TOTALIDADE DA EJA NA SALA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA

Alfabetização e inclusão digital

Ontem, 04 de fevereiro de 2014, apesar da chuva e da inundação do entorno do Liceu Escola, foram iniciadas as atividades da Educação de Jovens e Adultos na Sala de Informática Educativa.
A primeira turma atendida foi a da 1ª Totalidade (141), regida pela professora Marluce Amaral.
A turma é constituída por alunos que estiveram, em sua maioria, fora da Escola por muito tempo e que tiveram pouco ou nenhum contato com computadores. Assim, as primeiras atividades foram de apresentação das máquinas, manuseio do mouse e do teclado e ensaio das primeiras produções textuais.
Foi muito interessante observar o entusiamo dos alunos no contato com os computadores, corroborando o que diz Emilia Ferreiro (em trecho do vídeo do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), do MEC) sobre o uso do computador na alfabetização de adultos:

"Quando se oferece a um adulto que está num curso de alfabetização a possibilidade de utilizar outro tipo de instrumento técnico para produzir escrita, e estou pensando especialmente num teclado, teclado de máquina de escrever, teclado de um computador, que não precisa ser muito sofisticado, esse adulto pode tentar fazer coisas com mais entusiasmo que quando lhe propomos que escreva com um lápis ou uma caneta. Por quê? Porque de repente pode sentir que lhe estaremos permitindo imediatamente, sem intermediários, o acesso a uma tecnologia que tem prestígio. (FERREIRO, transcrição de vídeo).
Para ver o vídeo, clique no link











Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=5nKv1mcRqQE
Texto: Prof. José Carlos
Postado por Prof. José Carlos