terça-feira, 2 de dezembro de 2014

LICEU ESCOLA NA XII MOSTRA DE SABERES DA SEMEC

Exposição de projetos na Estação das Docas


Stand do Liceu Escola: Icoaraci de memórias e cultura
(Foto: 
Alessandra Serrão - NID/Comus)
No período de 17 a 19 de novembro, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou a XII Mostra de Saberes, o II Seminário Práticas de Alfabetização e a I Feira do ProJovem, com o tema Identidades, Culturas, Memórias e Saberes Amazônicos.

Os eventos aconteceram no Boulevard de Feiras e Exposições e no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, das 9 às 21 horas, e tiveram por objetivo socializar as experiências pedagógicas e culturais desenvolvidas pela comunidade escolar nos espaços da rede municipal de ensino, neste ano. Alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova) expuseram, durante toda a programação, seus trabalhos, por meio de apresentações culturais, poesia, dança, comunicação oral, banners e apresentações de vídeos.

Além da oportunidade de socializar as diversas experiências vividas pelos profissionais da educação, a Mostra de Saberes também se caracterizou como um evento científico, que teve como ponto principal o debate sobre a educação pública municipal.

Paralelamente, ocorreu também o II Seminário Práticas de Alfabetização, por meio da apresentação oral de professores que socializaram trabalhos sobre as temáticas do seminário. O evento foi uma realização da Semec, por meio do Centro de Formação de Professores, o qual desenvolve em Belém as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/MEC).

Alunos construindo a maquete
O Liceu Escola apresentou um vídeo com as atividades desenvolvidas na Instituição e uma maquete com o tema Icoaraci de memórias e cultura, construída em argila pelos alunos das turmas do Ciclo I - 3º Ano, regidas pelo professor Enock Barbosa e pelas professoras Bruna AlmeidaMarcineide Sousa e Marluce Amaral, com a parceria das oficineiras de Escultura e Modelagem Rosana Cordeiro e Angela Marques. As crianças, a partir do projeto Icoaraci, de frente para o Sol, iluminando os seus caminhos,  representaram a Vila Sorriso, seu povoado, os moradores, suas casas, os casarões e espaços culturais. 

A Educação de Jovens e Adultos do Liceu Escola também participou do evento, com a apresentação de dois vídeos, editados pelo professor da Sala de Informática Educativa José Carlos Oliveira e pela Coordenadora da EJA Aline Ellen Fontes, com algumas atividades extraescolares desenvolvidas pelos professores e alunos.

ATIVIDADES DA EJA: VÍDEOS


Liceu_EJA em Ação 1


Liceu_EJA em Ação 2

Foto: ASCOM/SEMEC
No dia 19 de novembro, diversas atrações culturais fecharam o evento, entre elas, o grupo Proarte, conjunto musical de professores da Semec, coral da Escola Municipal Palmira Lins de Carvalho e a apresentação de Dom Casmurro - o show, com o Grupo Versivox e a Companhia Teatral Nós Outros.

Texto: Andreza Carvalho (excertos e inserções do professor José Carlos Oliveira)
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)


CONSTRUÇÃO DA MAQUETE













Imagens: Marluce Amaral
Postado por Prof. José Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário