quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

EJA: MOSTRA CULTURAL 2014

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


Projeto Letramento na EJA: a poesia como forma de aprendizagem

Com o tema Icoaraci, Mãe de todas as Águas, a turma da professora Marluce Amaral (1ª Totalidade do Conhecimento) construiu um mural com as imagens e as produções dos alunos e o apresentou na Mostra Cultural 2014

  
      Segundo alguns, Icoaraci significa "De frente para o sol". Entretanto, profundas pesquisas do historiador José Valente, o qual publicou com o título de "Sinopse de Icoaraci", esta palavra significa na língua Tupi-Guarani "Mãe de todas as águas" (Icoara=águas e ci=mãe). Diz valente que em 1943, o interventor Magalhães Barata contratou o filólogo (estudioso em línguas) Jorge Urley para que escolhesse uma nova denominação para a então Vila de Pinheiro. Urley em visita "in loco", constatou os margeamentos da baia do Guajará e furo do Maguari e a grande quantidade de igarapés e riachos cortando a Vila em todas as direções.
      Outra versão não oficial, diz que Barata quis prestar uma homenagem a um amigo, Coaraci Nunes, ex-governante do Amapá e por isso baixou o ato político com tal disfarce, já que era por lei proibido dar nome de pessoas vivas a qualquer instituição.
Fonte: Icoaraci - A Monografia do Megadistrito - pag.: 27 (Autor: Júnior Guimarães)

O projeto teve por objetivo proporcionar aos alunos a construção do conhecimento baseado no trabalho da Poesia como gênero textual, considerando que os sons repetidos e/ou semelhantes favorecem a apreensão das palavras pelos leitores/ouvintes, principalmente aos que ainda não têm domínio da leitura e da escrita.









RESULTADOS

Sala de Informática Educativa


Minha Bela Icoaraci

Icoaraci, Icoaraci
gosto muito de ti.
Mas o que menos gosto
é morar no Paracuri.
Lá na rua Cumaru
perto do porto do uxi.

Icoaraci, Icoaraci mãe de todas as águas.
Vila de tantas belezas,
e manhãs ensolaradas.

Com suas belas mangueiras
e um lindo artesanato.
Que se forma até uma feira
Que é um grande barato.

Icoaraci, mãe de todas as águas,
quando ando pela  Orla
sua brisa me acalma.

Ao fazer caminhada.
Na Orla de Icoaraci.
Também tem a água de coco.
Que se encontra ali.

Icoaraci, Icoaraci mãe de todas as águas.
Vila de tantas belezas
e manhãs ensolaradas.

Sala de Informática Educativa
Alzenir Castro Torres
Primeira Totalidade/EJA
Outubro /2014


Icoaraci, Icoaraci

Icoaraci, Icoaraci
Pobre de ti
Com ruas tão largas e alagadas
Quem me dera eu cuidasse de ti.

Ah Icoaraci, quem nasceu de ti
Nunca quis partir.
Ah, Icoaraci,
Bela e nobre Icoaraci
Com seus cantos e encantos
Que mais encobrem seus prantos
Diante de tanto encanto.

Bela e nobre Icoaraci
Quem me dera eu cuidasse de ti.
                                              
Adriana Gomes de Moura
Primeira Totalidade/ EJA
Outubro/2014
         

Icoaraci da Arte

Minha Vila, meu Sorriso
Gosto muito de ti
Tu és meu encanto
Minha querida Icoaraci.

A  cerâmica de Icoaraci
Arte igual eu nunca vi
Essa beleza se encontra
No bairro do Paracuri.

Ao caminhar na Orla de Icoaraci
Tem um lindo artesanato
Que se encontra ali.

Produção coletiva das alunas da Primeira Totalidade da Educação de Jovens e Adultos: Alessandra, Alzenir, Helena, Maria das Graças, Mariléa, Telma e Valcilene
Outubro/2014

Fonte: http://www.icoaraci.com.br/historia_nome.htm
Imagens: Profª Marluce Amaral
Postado por Prof. José Carlos Oliveira





Nenhum comentário:

Postar um comentário