terça-feira, 30 de dezembro de 2014

EJA: I SIMULADO DA 2ª TOTALIDADE DO CONHECIMENTO

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

Nos dias 04 e 05 de dezembro de 2014, os alunos da 2ª Totalidade do Conhecimento da Educação de Jovens e Adultos do Liceu Escola realizaram o I Simulado de Língua Portuguesa e Matemática.

Elaborado pela professora-regente da turma, Socorro Mascote, o teste final de avaliação da aprendizagem do ano letivo de 2014 foi digitalizado em planilha do Excel e acessado na Sala de Informática Educativa, sob a coordenação do professor José Carlos Oliveira.

Para os alunos, foi uma novidade e uma motivação o uso de um meio diferente do que estavam habituados, corroborando o que disse Emilia Ferreiro, psicolinguista argentina, em trecho de vídeo do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), do MEC:
“Quando se oferece a um adulto que está num curso de alfabetização a possibilidade de utilizar outro tipo de instrumento técnico para produzir escrita, e estou pensando especialmente num teclado, teclado de máquina de escrever, teclado de um computador, que não precisa ser muito sofisticado, esse adulto pode tentar fazer coisas com mais entusiasmo que quando lhe propomos que escreva com um lápis ou uma caneta. Por quê? Porque de repente pode sentir que lhe estaremos permitindo imediatamente, sem intermediários, o acesso a uma tecnologia que tem prestígio.” (FERREIRO, transcrição de vídeo). 





























Postado por Prof. José Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário