terça-feira, 16 de dezembro de 2014

EJA: Gincana Papa-Chibé

1ª e 2ª Totalidades do Conhecimento


Alunos da 1ª e 2ª Totalidades do Conhecimento participaram da Gincana Papa-Chibé, proposta pelo professor Valdeci Nascimento e Edna Pereira, responsáveis pela Biblioteca no turno da noite, e pela coordenadora do turno Aline Ellen Fontes, como parte integrante do Projeto Circuito Literário.

A gincana teve como objetivos a integração entre os estudantes das Totalidades, desenvolver o espirito participativo, valorizar a cultura local através da pesquisa do linguajar típico do paraense, entre outros. As turmas realizaram cinco tarefas que envolveram os conteúdos curriculares de Língua Portuguesa.

Para quebrar o gelo, foi proposta uma atividade lúdica. Os alunos jogavam balões para cima, sem deixá-los cair. Ao final, todos os balões foram estourados, dentro de dois deles, havia dois trava-línguas que cada equipe deveria ler sem erros. 

Na segunda tarefa, em um prazo de cinco minutos, as equipes deveriam recortar e colar a maior quantidade de palavras iniciadas com letras maiúsculas e minúsculas em duas colunas diferentes. 

A seguir, cada equipe escolheu um representante e recebeu a tarefa de adjetivá-lo com a maior quantidade possível de qualificativos pessoais.

A tarefa seguinte foi a produção de uma poesia de tema livre.

Soletrando foi a última tarefa: as equipes escreveram, com o alfabeto móvel, as palavras do dicionário papa-chibé escolhidas pelo professor Valdeci.


Gincana Papa-Chibé




Ex-alunos da EJA do Liceu Escola prestigiaram a Gincana Papa-Chibé






Imagens: Aline Ellen Fontes e José Carlos Oliveira
Texto: Aline Ellen Fontes
Postado por Prof. José Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário