segunda-feira, 22 de setembro de 2014

LICEU ESCOLA É HOMENAGEADO PELO IPHAN

Projeto do Liceu Raimundo Cardoso premiado pelo Iphan valoriza a cultura e tradição de Icoaraci.

Liceu Mestre Raimundo Cardoso
                      Foto: (acervo do Liceu)

A Escola Municipal Liceu Mestre Raimundo Cardoso recebeu nesta sexta-feira, 19, placa de homenagem do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelas ações vencedoras da etapa estadual do Prêmio Rodrigo Melo Franco de 2013. A escola municipal concorreu ao prêmio com o Projeto Ações Educativas: Sextas de Café com Memória do Liceu.

A cerimônia de homenagem encerrou o ciclo de palestras realizado pelo Iphan, “Conversa Pai D’égua: falando sobre patrimônio” . O evento é composto por Mesa Redonda com palestras que apresentaram as ações selecionadas na etapa estadual do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2013.

“ A participação dos alunos da rede municipal é muito importante. São esses meninos que hoje estão aprendendo um pouco mais sobre patrimônios que futuramente poderão ser servidores públicos, restauradores ou pesquisadores que darão continuidade no trabalho de salvaguardar o patrimônio histórico”, disse a técnica em educação do Iphan, Carla Cruz.

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade é uma homenagem ao primeiro presidente do Iphan e foi criado em 1987 em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro.

O Projeto Ações Educativas: Sextas de Café com Memória do Liceu realizado desde 2012 pela escola Liceu Mestre Raimundo Cardoso, em Icoaraci, tem por objetivos promover e fortalecer o diálogo entre as comunidades escolar e extraescolar, sobre questões relativas à educação e ao patrimônio cultural por meio de palestras, exposições de arte, arrastão cultural, apresentações culturais, saraus.

Esta ação contribui para o conhecimento e envolvimento dos alunos com a cultura local. "Antes de entrar no projeto eu não sabia da importância que os patrimônios têm pra cidade. Mas agora, eu sei que eles fazem parte da nossa cultura e temos que preservar", disse o aluno do 9º ano da unidade, Max Marcelo.

A periodicidade dos “Sextas de café com memória” é bimestral e ocorre ao longo de toda uma sexta-feira, duas vezes por semestre. Nesses encontros, são apresentados os resultados parciais e finais dos projetos interdisciplinares.

“Este projeto possui um grande envolvimento dos alunos com a comunidade. Devido uma das temáticas abordadas seja a cerâmica do Paracurí, patrimônio cultural da localidade da escola, a comunidade se identifica e participa de forma intensa. Isso motiva a continuidade do projeto, almejando novos frutos para a escola”, afirmou a diretora da escola, Janice Lima.

Em função do “Sextas de café com memória”, a escola fechou parceria com o Museu Emílio Göeldi e está trabalhando em um novo projeto, "Calçada da Memória". que fala especificadamente da cerâmica do Paracuri.

Diretora Janice Lima, com alunos do Liceu Escola


Janice Lima, diretora do Liceu Escola, recebe o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2013
Texto: Andreza Carvalho
Fotos: João Gomes - NID Comus
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)
Fonte: Agência Belém de Notícias - 20/09/2014. Disponível em http://agenciabelem.com.br/noticias/detalhes/105259

Postado por Prof. José Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário