terça-feira, 23 de setembro de 2014

ALUNOS DO LICEU ESCOLA APRENDEM REGRAS BÁSICAS DE TRÂNSITO

Auditório do Liceu Escola
De forma lúdica e dinâmica, os alunos do 1° ao 5° ano do Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, no bairro do Paracuri, em Icoaraci tiveram uma manhã de aprendizado diferente nesta segunda-feira, 22, com apresentação teatral, exposição de desenhos e poesias. Tudo voltado para os cuidados que todos devem ter ao transitar nas vias públicas.

A ação faz parte da semana nacional do trânsito realizada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, Semob em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e outros parceiros. O objetivo é conscientizar pedestres, ciclistas, motoristas de carros e motocicletas para um trânsito seguro na cidade de Belém e nos distritos. Além do Liceu, as escolas Honorato Filgueiras, no Jurunas e Escola Bosque, em Outeiro também receberão a ação educativa nos dias 23 e 24, respectivamente.

No Liceu escola, os alunos não só conheceram algumas dicas de como transitar de maneira segura e correta nas ruas, como também participaram de gincanas educativas. A iniciativa agradou as crianças que mostraram o que aprenderam. "Eu aprendi que quando a gente for atravessar a rua, os nossos pais não devem segurar na nossa mão, porque quando a gente sua ela fica lisa e as mãos escorregam. Tem que segurar no pulso. Esse é o jeito correto", conta a aluna Brenda da Silva, 8, do 2° ano do ensino fundamental.

Antes da presença dos educadores de trânsito da Semob na escola, os alunos desenvolveram em sala de aula leituras e dinâmicas com o mesmo tema. O resultado foi a exposição de desenhos e as poesias produzidas pelos próprios alunos. A medida conseguiu agregar teoria a prática.

“A ação nas escolas é necessária para criar o hábito de educação no trânsito, pois o aluno não possui os vícios que o adulto tem. E, é importante também que esse trabalho seja permanente, principalmente aqui na escola onde os alunos foram contemplados com bicicletas para irem e voltarem da escola" ressaltou o técnico do ensino fundamental da Semec, Edilson Palheta.

Semobil, mascote da Semob esteve presente no evento e reforçou com os alunos as regras básicas necessárias para atravessar na faixa de pedestre. Ver se o sinal está verde para os pedestres, olhar para os dois lados antes de atravessar e aguardar o momento de atravessar sempre na calçada são algumas dicas.

Para o educador de trânsito da Semob, Renato Lima, a faixa de pedestre é o primeiro contato das crianças com o trânsito. “Apesar de parecer simples, é necessário obedecer as regras ao atravessara a faixa de pedestres. E, abordar isso com as crianças é muito importante porque elas acabam chamando a atenção dos pais se estiverem fazendo algo errado, é uma ação educativa com as crianças que se estende as famílias”, afirmou.

A aluna Ana Celeste Pinheiro, do 5º ano, foi uma das alunas que escreveu um poema em homenagem à semana. Em seu texto, ela chama a atenção para o consumo de bebida alcoólica e a direção. “Escolhi falar sobre isso porque tem muitos acidentes acontecendo”, disse a aluna. 




Texto: Aline Saavedra
Fotos: João Gomes - NID Comus
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) - segunda-feira, 22 de setembro de 2014
Fonte: http://acomsemec1.blogspot.com.br/

Postado por Prof. José Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário