terça-feira, 30 de abril de 2013

Rádio Liceu

VISITA AO ESTÚDIO AXÉ

No dia 10/04 (quarta-feira), os alunos da EJA do Liceu Anderson Moraes (441), Juliete Monteiro (241), Maiane Amaral (241) e Maria da Conceição (241), sob a coordenação dos professores José Carlos (Sala de Informática Educativa) e Patrícia Perdigão (Ensino Religioso Escolar), visitaram o Estúdio Axé, no Conjunto Stelio Maroja, que já foi o editor do programa Eita Pará Pai D'Égua, veiculado pela TV Rauland.
O objetivo da visita foi a aprendizagem de técnicas de áudio e vídeo, para aplicação no projeto Rádio Liceu na Sintonia da EJA
Alunos e professores foram recepcionados pelo Sr. Walter Rebelo, proprietário do estúdio, que demonstrou o funcionamento de vários aplicativos de edição de áudio e vídeo, bem como do chroma key (uma técnica de processamento de imagens cujo objetivo é eliminar o fundo de uma imagem para isolar os personagens ou objetos de interesse que posteriormente são combinados com uma outra imagem de fundo).










Da esquerda para a direita: Maiane, prof. José CarlosJulieteConceiçãoprofª PatríciaSr. Walter e Anderson
Postado por Prof. José Carlos

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial


26 de abril - Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial. Instituído pela Lei nº 10.439, de 30 de abril de 2002, com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e controle da doença, através das ações a seguir:
- Divulgar mensagens para alertar e aumentar a conscientização da população, profissionais de saúde e professores, a cerca dos riscos da Hipertensão Arterial e das formas de prevenção e controle. 
- Alertar que a Hipertensão Arterial por não ter sintomas, é considerada “uma inimiga silenciosa”. Quanto mais precocemente for detectada, maiores serão as chances de tratamento e, assim, evitar as complicações da doença. 
- Conscientizar os professores pelo fato da prevenção iniciar desde muito cedo e o espaço da escola ser fundamental nesse processo.
- Promover ações de estímulo a hábitos saudáveis de vida, a medida da pressão arterial em escolares no “Programa Saúde na Escola”.
DADOS ESTATÍSTICOS NO BRASIL: 
Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que a proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial aumentou nos últimos cinco anos, passando de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010. Em relação ao ano passado, no entanto, o levantamento aponta recuo de 1,1 ponto percentual – em 2009, a proporção foi de 24,4%.
Os dados fazem parte da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). O Vigitel é realizado anualmente, desde 2006, pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (NUPENS/USP). Em 2010, foram entrevistados 54.339 adultos, nas 26 capitais e no DF.
De acordo com a pesquisa, o diagnóstico de hipertensão é maior em mulheres (25,5%) do que em homens (20,7%). “Nos dois sexos, no entanto, o diagnóstico de hipertensão arterial se torna mais comum com a idade, alcançando cerca de 8% dos indivíduos entre os 18 e os 24 anos de idade e mais de 50% na faixa etária de 55 anos ou mais de idade”, explica o Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.
O aumento se deve ao maior acesso da população ao diagnóstico na atenção primária de saúde. E as mulheres procuram mais o diagnóstico na atenção básica, daí uma prevalência mais significativa entre elas.
O estudo aponta que a associação inversa entre nível de escolaridade e diagnóstico é mais marcada na população feminina: enquanto 34,8% das mulheres com até oito anos de escolaridade referem diagnóstico de hipertensão arterial, a mesma condição é observada em apenas 13,5% das mulheres com doze ou mais anos de escolaridade.
A variação entre as capitais é de 13,8%, em Palmas, a 29,2%, no Rio de Janeiro. Nos homens, as maiores frequências foram observadas no Distrito Federal (28,8%), Belo Horizonte (25,1%), e Recife (23,6%); e as menores, em Palmas (14,3%), Boa Vista (14,6%) e Manaus (15,3%).
Entre mulheres, os maiores percentuais foram no Rio de Janeiro (33,9%), Porto Alegre (29,5%) e João Pessoa (28,7%); e os menores, em Palmas (13,2%), Belém (17,4%) e Distrito Federal (18,1%).
POLÍTICA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE:
Tem como uma das prioridades o Estímulo a Atividade Física e o Programa Saúde na Escola cujo objetivo é prevenir e promover saúde dos escolares, por meio de avaliações do estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, controle de cárie, acuidade visual e auditiva e também psicológica. O Programa vai avaliar as condições de saúde dos escolares, ações de promoção da saúde e prevenção de agravos e de educação permanente e capacitação dos profissionais e de jovens e monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes. Um dos principais componentes é a segurança alimentar e promoção da alimentação saudável e a promoção das práticas corporais e atividade física, fatores essenciais para uma prevenção primária da Hipertensão.
Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=36868&janela=1

Jornal Nacional - Rede Globo - 26/04/2011



Vídeo veiculado no Jornal Nacional no dia 26/04/11 (DiaNacional de Prevenção e Combate à Hipertensão) com a entrevista do cardiologista Marcus Bolívar. 
A reportagem mostra uma pesquisa do Ministério da Saúde que revela o grande aumento de hipertensos no Brasil.
Postado por Prof. José Carlos

quarta-feira, 24 de abril de 2013

EXPOSIÇÃO NA GALERIA DO LICEU - 19 DE ABRIL A 22 DE MAIO

DALCÍDIO JURANDIR: BARRO DO PRINCÍPIO DO MUNDO

Na sexta-feira (19/04), o Liceu Escola, em parceria com a UNAMA, abriu a exposição "Dalcídio Jurandir: barro do princípio do mundo", com programação voltada para a leitura. Convidamos as escolas a agendarem visitas.
Janice Lima
Diretora do Liceu

Postado por Prof. José Carlos

DIA DA TERRA - 22 DE ABRIL

Alunos do Liceu Escola homenagearam a data

O Dia da Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970. Tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.
Bandeira do Dia da Terra

Os alunos do Liceu Escola desenvolveram cartazes em homenagem ao Dia da Terra







Texto e Imagens: Prof. Andson Oliveira

Vídeo da Música "Verde" - Leila Pinheiro
"Verde" - Leila Pinheiro
"Verde", interpretada por Leila Pinheiro, com acompanhamento de Cesar Camargo Mariano e Wilson Nunes, no programa "Um Toque de Classe", da extinta TV Manchete, circa 1986.

Vídeo: Dia da Terra - 22de Abril
Dia da Terra - 22 de Abril
Vídeo elaborado pelos alunos da Turma 703, sob a coordenação do prof. José Carlos, do Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, localizado em Icoaraci, Belém, Pará. É uma homenagem ao Dia da Terra (22 de abril). As imagens utilizadas foram obtidas do Google Earth e do The Grosby Group (postadas em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/ sustentabilidade/dia-da-terra-2013-entenda-como-surgiu-a-data-e-seu-significado,6274627 e5bf2e310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html). A música é Terra, de Caetano Veloso.
Dia da Terra: entenda como surgiu a data e seu significado
O Dia da Terra – ou, oficialmente, Dia Internacional da Mãe Terra - é uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009 para marcar a responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza e a Terra e alcançar um balanço entre economia, sociedade e ambiente.
"O Dia Internacional da Mãe Terra é uma chance de reafirmar nossa responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza em um tempo em que nosso planeta está sob ameaça da mudança climática, exploração insustentável dos recursos naturais e outros problemas causados pelo homem. Quando nós ameaçamos nosso planeta, minamos nossa própria casa - e nossa sobrevivência no futuro", diz mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
Contudo, a história dessa comemoração é bem mais antiga. O primeiro Dia Nacional da Terra ocorreu em meio ao movimento hippie americano, em 1970. Se por um lado a música e os jovens eram engajados, de outro os americanos viviam com seus carros com motor V8 e a indústria despejando produtos poluidores com pouco medo de represálias legais.
A ideia de uma data para marcar a luta pelo ambiente veio do senador Gaylord Nelson, após este ver a destruição causada por um grande vazamento de óleo na Califórnia, em 1969. Ele recebeu o apoio do congressista republicano conservador Pete McCloskey e recrutou o estudante de Harvard Denis Hayes como coordenador da campanha.
No dia 22 de abril, 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos saíram às ruas para protestar em favor de um planeta mais saudável e sustentável. Milhares de escolas e universidades organizaram manifestações contra a deterioração do ambiente e engrossaram os grupos ambientalistas. Foi um raro momento que juntou até mesmo democratas e republicanos.
O resultado prático foi a criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e dos atos do Ar Limpo, Água Limpa e das Espécies Ameaçadas. "Foi uma aposta", lembra o senador, "mas funcionou."
Com informações da Earth Day Network.
Fontes: http://noticias.terra.com.br/ciencia/sustentabilidade/dia-da-terra-2013-entenda-como-surgiu-a-data-e-seu-significado,6274627e5bf2e310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html
Pesquisa: Turma 703
Postado por Prof. José Carlos

terça-feira, 23 de abril de 2013

PROGRAMAÇÃO LITERÁRIA NO LICEU ESCOLA

Nos dias 17 e 19/04, o Liceu Escola apresentou a programação constante no folder abaixo, resultados das atividades desenvolvidas no projeto "Uma abordagem multidisciplinar em Bruno de Menezes, Dalcídio Jurandir, Eneida de Moraes e Waldemar Henrique", sob a coordenação da professora de Língua Portuguesa Edna Santos Cruz, e com diversas parcerias. 


Postado por Prof. José Carlos

sábado, 20 de abril de 2013

PALESTRA EM COMEMORAÇÃO AO DIA NACIONAL DA BOTÂNICA

Dia 17 de abril é o Dia Nacional da Botânica.
O botânico é um profissional especializado em biologia vegetal, realiza pesquisas científicas envolvendo anatomia de plantas, fisiologia, taxonomia, polinização, fármaco-botânica etc. De formação, ele pode ser um agrônomo, engenheiro florestal ou um biólogo.
Considerando a importância do tema em tempos nos quais se buscam formas de vida sustentáveis, o Liceu Escola promoveu uma palestra ministrada pelo pesquisador M.Sc. Paulo José de Souza Souza, do Museu Emilio Göeldi, e pelo professor de Educação Ambiental Andson Oliveira, com o tema As Plantas e o Homem.

Pesquisador M.Sc. Paulo José no auditório do Liceu Escola
Os alunos dando atenção total à palestra
Um ponto alto da palestra foi a apresentação da nova modalidade de cultivo de vegetais e plantas, a Hidroponia
Os alunos conheceram um pouco do trabalho dos botânicos
PESQUISA: 
VÍDEO DA MÚSICA VERDE
Veja o vídeo da música Verde, interpretada pela cantora paraense Leila Pinheiro, com acompanhamento de Cesar Camargo Mariano e Wilson Nunes, no programa "Um Toque de Classe", da extinta TV Manchete, circa 1986.

Leila Pinheiro canta Verde

PESQUISA: 
DIA NACIONAL DA BOTÂNICA
O dia é dedicado ao botânico alemão Cari Friedrich Phillipp von Martius, consagrado o "Pai das Palmeiras" no Brasil.
Carnaúba
Um dos naturalistas mais famosos do século XIX, von Martius nasceu no dia 17 de abril de 1794 e chegou ao Brasil no dia 15 de julho de 1817, como parte de uma comitiva de intelectuais que acompanhava dona Leopoldina, esposa de dom Pedro I.
Em três anos de estudos, ele explorou 12 mil espécies da flora brasileira.
Até a data de sua morte, foram catalogadas 300 mil espécies do mundo inteiro, sendo a metade existente na bacia Amazônica.
Phillipp von Martius morreu em 1868.
O decreto que instituiu uma homenagem a ele também declarou a carnaúba, considerada a palmeira brasileira, como planta-símbolo do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.


DECRETO N° 1.147, de 24 de maio de 1994
Institui o Dia Nacional da Botânica, declara, a palmeira brasileira Carnaúba, planta símbolo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, cria a Medalha do Mérito Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e dá outras providências
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 84 incisos IV e XXI da Constituição,
DECRETA:
Artigo 1° - Fica instituído o dia 17 de Abril como o "Dia Nacional da Botânica", em homenagem às comemorações dos 200 anos do nascimento de Cart Friedrich Phillipp von Martius, botânico, naturalista consagrado como "Pai das Palmeiras".
Artigo 2° - Fica declarada planta símbolo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a palmeira brasileira "Carnaúba", Copernicia cerífera.
Parágrafo Único - A imagem do símbolo de que trata este artigo será elaborada e divulgada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, por intermédio do Jardim Botânico.
Artigo 3° - Fica criada a Medalha do Mérito Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a ser conferida a pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras que, por relevantes contribuições prestadas a área ambiental, especialmente a botânica, tenham se tornado merecedores da distinção.
§ 1° - A Medalha a que ser refere o "caput" deste artigo, será concedida no Dia Nacional da Botânica, por Portaria do Ministro de Estado do Meio Ambiente e da Amazônia Legal, mediante proposta do Superintendente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, devidamente justificada, observadas as instruções de que trata o Artigo 6° deste Decreto.
§ 2° - A concessão da Medalha, acompanhada do respectivo Diploma, elaborado em papel pergaminho, far-se-á, em sessão solene, precedida de leitura das justificativas de que trata o Parágrafo 1° deste artigo.
§ 3° - O registro dos agraciados, com as devidas justificativas, será fixado em livro especial, o qual deverá permanecer sob a guarda da Biblioteca Barbosa Rodrigues do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Artigo 4° - A Medalha a que se refere o Artigo 3° deste Decreto, será cunhada em bronze, em forma circular, com 35mm de diâmetro, acrescida das seguintes características:
I - anverso - Alameda de Palmeiras; 
II - reverso - Efígie do busto de D. João VI; 
III - a fita será confeccionada em tecido chamalote, na cor verde com traço amarelo no sentido vertical, com 35mm de largura, por 40mm de altura, encimada por barrete de 35mm de largura por 10mm de altura recoberta com a mesma fita; 
IV - roseta - Botão circular de 10mm de diâmetro, todo verde com frisos amarelos.
Artigo 5° - As despesas decorrentes deste Decreto correrão à conta dos recursos orçamentários do IBAMA.
Artigo 6° - O Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal baixará, no prazo de 60 dias, as instruções necessárias ao cumprimento deste Decreto.
Artigo 7° - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 24 de maio de 1994; 173° da Independência e 106° da República.
ITAMAR FRANCO
Henrique Brandão Cavalcanti

PESQUISA: DOCUMENTÁRIO "O LEGADO LUTZENBERGER"



O LEGADO LUTZENBERGER 

Excêntrico. Profundamente lúcido. Idealista. Gênio. José Lutzenberger morreu em 14 de maio de 2002, mas suas idéias continuam vivas. Este documentário mostra depoimentos inéditos do ambientalista Lutzenberger. Num conturbado momento ambiental, O LEGADO LUTZENBERGER é mais um sinal de alerta para os graves problemas mundias, na área do meio-ambiente. Com gravações em Porto Alegre (RS), Viamão (RS), Torres (RS), Garopaba (RS) e Brasília (DF), o documentário tem depoimentos de amigos, colaboradores e suas filhas que continuam o trabalho do pai através da Fundação Gaia. A direção é de Frank Coe, que durante anos acompanhou Lutzenberger, que assina o roteiro junto com Rafael Guimaraens. Narração João Diemer e trilha sonora de Yanto Laitano.

Texto e Imagens: Prof. Andson Oliveira
Pesquisa: Turma 703
Fontes: 
http://www.youtube.com/watch?v=HEhqijwv-gQ
Postado por Prof. José Carlos

sexta-feira, 19 de abril de 2013

OFICINA DE REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET

Os alunos da Turma 501, sob a coordenação do professor de Educação Ambiental Andson Oliveira, participaram de uma oficina de reutilização de garrafas pet. Na atividade, desenvolvida no dia 21/03/2013, foram construídos vasos horizontais para o cultivo de plantas ornamentais.

Preparação de vasos: reutilização de garrafas pet
Preparação da terra para colocar nos vasos
Alunas exibindo os vasos com terra, prontos para receber as plantas
Os vasos com as plantas
Texto e Imagens: Prof. Andson Oliveira
Postado por Prof. José Carlos

quinta-feira, 18 de abril de 2013

OFICINA DE REUTILIZAÇÃO DE PNEUS

Pneus usados são altamente prejudiciais à natureza, demoram muitos e muitos anos para se decompor na natureza. Calcula-se, em média, 600 anos, para um pneu se desfazer.
Um meio de preservar o planeta é usar os pneus descartados de maneira criativa. Pneu usado pode ser empregado de diversas formas na reciclagem, podendo ser usado como brinquedos em parques de diversões, balanços para crianças, móveis para casa, vaso, horta, lindos jardins feitos com pneus. E muito mais coisas que sua criatividade permitir!
Pensando nisso, o Liceu Escola começou um projeto de confecção de poltronas e puffs utilizando pneus.

Alunos, em rua próxima ao Liceu Escola, à procura de pneus descartados
Pneus descartados na rua
Vários pneus descartados no "lixão" da rua
Acúmulo de água no pneu: criadouro do mosquito da dengue
Alunos e alunas recolhem pneus das ruas próximas ao Liceu Escola
Professor Andson recolhe pneu descartado na rua
Corte de pneu
Na sala de aula, o pneu começa a se transformar em poltrona
Aguardem!!! Brevemente, teremos imgagens da segunda etapa do projeto.

Texto e Imagens: Prof. Andson Oliveira
Postado por Prof. José Carlos

GERADOR CASEIRO: FONTE DE ENERGIA LIMPA

A produção e o consumo de energia de fontes limpas são de extrema importância para a proteção do meio ambiente e da manutenção da qualidade de vida das pessoas. Como não geram gases do efeito estufa (ou geram muito pouco), não favorecem o aquecimento global do planeta. Por outro lado, como não há queima de combustíveis fósseis, não há geração de gases poluentes ou resíduos sólidos que podem prejudicar a saúde das pessoas. A energia limpa é também um importante fator para se garantir o desenvolvimento sustentável do planeta. Seguindo essa premissa O Liceu Escola está desenvolvendo, na oficina de Educação Ambiental,  um projeto de geração de energia limpa. Veja o vídeo.

Douglas, criador do primeiro gerador caseiro do Liceu Escola, e o prof. de Educação Ambiental Andson Oliveira


Vídeo do gerador caseiro, criado pelo aluno Douglas

Texto e Imagens: Prof. Andson Oliveira
Postado por Prof. José Carlos

quarta-feira, 17 de abril de 2013

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

OFICINA DE RECICLAGEM DE PAPEL

Várias turmas do sexto e sétimo anos aprenderam a importância de reciclar papel, contribuindo, assim, para preservar o meio ambiente, e aprenderam na prática como é o processo de reciclagem.

Alunos picando jornal
Aluno colocando água no liquidificador com papel picado
O papel triturado sendo colocado no tanque
Alunos misturando o papel na água
Alunos tirando excesso de água do papel
Alunos tirando excesso de água do papel
Papel reciclado colocado em cima do jornal para secagem
Folhas de papel reciclado secando
Texto e Imagens: Prof. Andson Oliveira
Postado por Prof. José Carlos