quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Liceu na 10ª Mostra de Saberes da Secretaria Municipal de Educação - SEMEC

De 11 a 13 de dezembro de 2012 aconteceu a 10ª Mostra de Saberes da Secretaria Municipal de Educação do Município de Belém - SEMEC, no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania - CIIC (Av Almirante Barroso, em frente ao Hospital Adventista de Belém).
O Liceu Escola de Artes e Ofícios "Mestre Raimundo Cardoso" participou do evento, com a apresentação dos projetos Memórias Poéticas da Vila Sorriso e Etnoconexões entre a Arte e a Matemática, desenvolvidos ao longo do ano letivo de 2012. Outra participação importante foi a palestra Liceu: Gestão Escolar numa Perspectiva Sistêmica, proferida pela Profª M.Sc. Janice Lima, diretora do Liceu Escola.
Convite
Equipe administrativo-pedagógica, professoras e alunos do Liceu, no auditório do CIIC
Profª M.Sc. Janice Lima proferindo a palestra Liceu: Gestão Escolar numa Perspectiva Sistêmica
Profª M.Sc. Janice Lima proferindo a palestra Liceu: Gestão Escolar numa Perspectiva Sistêmica
Prof. Henrique Sozinho, de História, apresentando o projeto Memórias Poéticas da Vila Sorriso, desenvolvido
Prof. Henrique Sozinho, de História, apresentando o projeto Memórias Poéticas da Vila Sorriso,  desenvolvido conjuntamente com a Profª Edna Santos

ENCENAÇÃO DA PEÇA TEATRAL "FOI BOTO, SINHÁ!", DO POETA ANTÔNIO TAVERNARD
  •  Projeto Memórias Poéticas da Vila Sorriso
Participação dos alunos do grupo de capoeira do Liceu














Jornal O Poeta, produzido no projeto "Memórias Poéticas da Vila Sorriso", distribuído ao público no auditório do CIIC

ETNOCONEXÕES ENTRE A ARTE E A MATEMÁTICA
Profª Rosângela Dantas, de Matemática, apresentando o projeto Etnoconexões entre a Arte e a Matemática
Profª Rosângela Dantas, de Matemática, apresentando o projeto Etnoconexões entre a Arte e a Matemática
Profª Rosângela Dantas, de Matemática, apresentando o projeto Etnoconexões entre a Arte e a Matemática

Postado por Prof. José Carlos

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

21 de Janeiro: dia contra a intolerância religiosa


por CENPAH
Em 2007 foi sancionada, pelo ex-presidente Lula, a Lei nº 11.635 que faz do 21 de janeiro o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. A data presta homenagem à Iyalorixá baiana (mãe de Santo) Gildásia dos Santos e Santos, que faleceu na mesma data, em 2000, vítima de enfarto.
Ela era hipertensa e teve um ataque cardíaco após ver sua imagem utilizada sem autorização, em uma matéria do jornal evangélico Folha Universal, edição 39, sob o título “Macumbeiros Charlatães lesam o bolso e a vida dos clientes”. O texto não era menos ofensivo e agredia as tradições de matriz africana, das quais Gildásia era representante.
Falar em intolerância religiosa e ter um dia para provocar a reflexão sobre o tema é importante, mas não encerra o debate. Para Silvany Euclênio, secretária de Políticas para as Comunidades Tradicionais, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), falar em tolerância não vai resolver a negação e a coisificação que recai sobre a população negra brasileira.
Silvany defende que já está na hora de se garantir o direito constitucional das pessoas vivenciarem livremente a sua cultura. “Por isso, proponho que no dia 21 de janeiro, se pense contra o racismo e em defesa da ancestralidade africana no Brasil, já que o enfrentamento ao racismo passa necessariamente pelo combate à violência contra a ancestralidade africana e vice-versa”, afirma.
Tradições e culturas
De acordo com gestora da SEPPIR, uma das facetas mais contundentes do racismo no país foi ter tolhido dos negros a possibilidade de viverem suas tradições e culturas, desde que aportaram no país para servir como mão de obra escrava.
A resistência registrada desde então, afirma Silvany, possibilitou a criação dos territórios tradicionais de matriz africana, locais de afirmação da identidade e subjetividade histórica e cultural dos negros.
Nesses espaços foram preservados valores civilizatórios, idiomas, indumentárias, práticas alimentares e de relação com o sagrado, com o meio ambiente e com a sociedade do entorno, garantindo a preservação de um modo de viver marcado pelo acolhimento e pela solidariedade.
O que aconteceu com Gildásia mostra o desrespeito com que essas tradições são vistas ou recebidas. Ataques de violência – incêndios, depredações, assassinatos, calúnias – contra seus espaços, símbolos, casas, pessoas, são vividos cotidianamente pela população negra.
“Mesmo aqueles que não seguem suas tradições ancestrais ou não exprimem isso em seu modo de vida, não são poupados do racismo”, diz a secretária. “Basta apresentar características fenotípicas da população africana para se cair nas garras do racismo”, afirma.
Fonte: Seppir (http://www.cedefes.org.br/?p=agenda_detalhe&id_not=202)
Representantes de várias religiões reúnem-se durante o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, na Cinelândia, centro do Rio, para defender a convivência entre as diferentes religiões e cobrar políticas públicas das autoridades competentes (Foto: Folha de S. Paulo).

Postado por Prof. José Carlos

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE BELÉM


A tradicional chuva de Belém do Pará, neste mês de janeiro, contemplou o início da programação de aniversário da cidade que completa hoje 397 anos de fundação. O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, foi celebrar o aniversário da cidade junto com a população que cantou parabéns durante a manhã na maior feira livre da América Latina, o Ver-o-peso.
Após a distribuição de fatias do bolo de aniversário produzido pelo Sindicato da Indústria de panificação com 20 metros de comprimento, Zenaldo fez um rápido discurso para a população destacando a importância da união para Belém. “Temos um longo e difícil caminho pela frente, por isso somente a nossa união será capaz de conduzir a cidade no rumo certo. Conto com a participação e colaboração de todos vocês, e assim comemorarmos os 400 anos de Belém com um bolo de 400 metros”, prometeu.
Depois dos parabéns, Zenaldo conversou com os jornalistas e destacou as prioridades durante os primeiros dias como novo gestor da capital paraense. “O maior presente que podemos dar para Belém é o nosso trabalho, nossa dedicação. Saneamento básico, saúde, educação e segurança, essas serão nossas prioridades. Minha equipe e eu estamos visitando os bairros e falando com a população para saber quais são os seus problemas e estudar as melhores formas de solucioná-los”, disse.
Dentre as ações emergenciais, o prefeito citou o projeto “Cuida Belém, Cuide Também” da Secretaria Municipal de Saneamento que atuará de forma intensiva nestes 100 primeiros dias do ano e, além disso, adiantou que pretende ampliar o programa Saúde da Família, do Governo Federal, de 40 para 100 equipes. Com relação ao transporte público e ao trânsito na capital, o prefeito destacou: “Também está previsto um novo plano viário para desafogar o trânsito de Belém, juntamente com o prosseguimento das obras do BRT (Bus Rapid ransit), o avanço na macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova e a retomada das obras na Bacia do Paracuri, em Icoaraci, dentre outros projetos”, acrescentou.
Para o presidente da Câmara Municipal de Belém (CMB), Paulo Queiroz, este é um momento de mudança. “O Prefeito Zenaldo está implantando um novo modelo, mais preocupado com o bem estar da população. É um modelo que vive o dia a dia do povo, mostrando que cada gestor deve conhecer e cuidar do seu chão, da sua terra”, ressaltou.
Belém faz aniversário mas quem ganha presente são os moradores da capital paraense. Vários serviços foram oferecidos à população ao longo da Avenida Boulevard Castilho França no bairro do Comércio no Complexo do Ver-o-peso. Dona Maria chegou cedo no local, para garantir um pedaço do bolo e para ser atendida pelos médicos de plantão que ofereceram uma série de serviços de saúde. “Estava preocupada em chegar atrasada, mas deu tudo certo e agora é só me divertir e aproveitar pra cuidar da saúde”, comentou.
Mais de 7 mil pessoas foram atendidas neste sábado, dia 12, em consultas médicas e odontológicas, educação ambiental – com a distribuição de mais de 500 mudas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), emissão de documentos e muita programação cultural. Assim foi o início dos festejos pelos 397 anos do município de Belém. A doméstica Sandra dos Santos, 49, pediu à patroa para faltar ao trabalho, pois precisava de uma carteira de identidade nova. Sandra chegou à feira às 6h. “Tá bom aqui. Não tem confusão. Está tudo rápido”, avaliou a doméstica.
MISSA
As comemorações continuaram, em seguida, na Catedral Metropolitana, onde tradicionalmente ocorre a missa de Ação de Graças pelo Aniversário de Belém, O arcebispo metropolitano, Dom Alberto Taveira, celebrou a missa acompanhado pelo bispo auxiliar, Dom Teodoro Mendes, e pelo arcebispo emérito, Dom Vicente Zico.
A catedral ficou lotada durante a celebração, a missa foi aberta ao público. Dom Alberto Taveira falou sobre a responsabilidade de cada cristão, em especial aos cidadãos de Belém, cuja cidade está prestes a completar 400 anos de fundação. “O que vamos fazer para a nossa cidade?”, indagou Dom Alberto. “Em minhas reflexões, entendi que, assim como bem disse João Batista, todos temos uma missão, mas também responsabilidades. Então, para construir nossa cidade, é preciso que cada cidadão abrace a causa e não fuja do seu compromisso para que não vivamos de saudade”.
Prefeito homenageou 16 personalidades com honras ao Mérito no aniversário de Belém
Um total de 16 personalidades foram homenageadas com a comenda Francisco Caldeira de Castelo Branco, maior reconhecimento do município de Belém. A homenagem aconteceu durante a programação dos 397 anos de fundação da capital paraense.  Na cerimônia, o prefeito Zenaldo Coutinho fez a revista da tropa da Guarda Municipal de Belém comandada pelo Tenente Coronel Sandro Queiroz e, após isto, entregou as medalhas aos representantes e homenageados do dia ao lado do governador do Estado, Simão Jatene que também participou da solenidade.
Os homenageados deste ano foram: Márcio Desidério Teixeira Miranda, deputado estadual; Eliana de Nazaré Chaves Uchôa, diretora do Procon; Dom Teodoro Mendes Tavares, bispo auxiliar Metropolitano de Belém; Major-Brigadeiro-do-Ar Carlos Eurico Peclat dos Santos, comandante do 1º Comando Aéreo Regional; Vice-Almirante Ademir Sobrinho, comandante do 4º Distrito Naval; Coronel Daniel Borges Mendes, comandante geral da Polícia Militar do Pará; Tenente-Coronel Carlos Augusto Souza Machado, comandante
do Batalhão de Policiamento Ambiental; Ana Célia Bahia Silva, reitora da Universidade da Amazônia; Alan Fontelles Cardoso Oliveira, atleta paraolímpico, Lyoto Carvalho Machida, desportista; e  Raimundo Leão Ferreira Filho (mestre Curica), músico.
Dentre as entidades estão a Associação Cultural Grupo Experiência e Associação dos Vendedores Artesanais de Açaí de Belém (AvaBel). Já entre os homenageados especiais, in memoriam, estão: Israel Cruz Jackson Barros, paratleta; Maria da Graça Azevedo da Silva, procuradora de Justiça Cível; e Ivy de Menezes Veiga Portella.
Fonte: http://ww3.belem.pa.gov.br/site/?p=385
Postado por Prof. José Carlos

sábado, 12 de janeiro de 2013

Aniversário de Belém


Aniversário de Belém é comemorado com bolo gigante no Ver-o-Peso
Capital paraense completa 397 anos neste sábado, 12 de janeiro.
Sindicato da panificação preparou bolo gigante para cantar parabéns.

ARTE ATORRES, em http://bancadigital.com.br/diariodopara/reader2/Default.aspx
Belém completa 397 anos neste sábado (12). Para comemorar a data, a programação no Ver-o-Peso inicia às 7h30 com o parabéns oficial, e logo após, um bolo de 20 metros será oferecido à população. O doce, que pesa quase meia tonelada, foi montado durante esta madrugada e confeccionado pelo Sindicato da Indústria da Panificação.
Sob o comando da empresária de panificação Lindalva Pereira, o bolo começou a ser produzido na tarde desta sexta-feira (11). Ela sempre faz a receita do doce e coordena pessoalmente o preparo da massa, com a ajuda de mais oito pessoas.  “O recheio do bolo este ano terá sabores regionais de cupuaçu, bacuri e castanha-do-Pará”, diz a empresária.
“É com grande satisfação que o Sindipan participa dessa data tão especial para cidade. Também é gratificante ver a alegria de cada morador que consegue um pedaço do bolo”, afirma Elias Pedrosa, do Sindpan.
No Ver-o-Peso, haverá ainda a distribuição de 500 mudas de plantas ornamentais, além dos serviços de emissão de documentos e de atendimento de saúde.
Às 8h, o prefeito Zenaldo Coutinho concede coletiva à imprensa, na qual avaliará os primeiros dias da gestão. Às 8h30, está marcada uma Missa em Ação de Graças, na Catedral Metropolitana de Belém.
Às 10h30, ocorrerá a entrega da Medalha do Mérito Francisco Caldeira Castelo Branco a personalidades de destaque da cidade, no Forte de Presépio.
A partir das 20h, mais de 15 atrações, apresentam-se no Portal da Amazônia.
No domingo (13), a programação começa às 8h, com “A Caminhada pela Paz”. A saída será da Escadinha do Ver-o-Peso com chegada na Praça Batista Campos. O evento é uma realização do Propaz Esporte e Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).
Também com início às 8h, na Praça Batista, Propaz Cidadania, IAP e Fundação Carlos Gomes realizarão serviço de atendimento do Hemopa e atividades culturais até às 12h.
Mosqueiro e Icoaraci
Os distritos de Mosqueiro e Icoaraci também promovem ações para comemorar o aniversário de Belém. São desde shows musicais e atividades de educação ambiental até mostra de filmes. A programação começa às 18h, na orla da Vila Sorriso, e às 19h, na Praça Matriz da Bucólica.

 Postado por Prof. José Carlos

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

AVALIAÇÃO DO ANO LETIVO DE 2012

No dia 28/12 (sexta-feira), a diretora do Liceu Escola, Janice Lima, reuniu coordenadoras, professores, professoras, técnicos e técnicas pedagógicas, para a avaliação do ano letivo de 2012.
A Diretora fez uma breve exposição da sua gestão, apontando as dificuldades advindas com a assunção dos novos professores e técnicos concursados, a exiguidade das verbas para a gerência de uma escola de múltiplas atividades, entre outras. Mas, no geral, apresentou uma avaliação positiva, agradeceu a colaboração de toda a comunidade do Liceu Escola e falou sobre as perspectivas do ano letivo de 2013.  
A seguir, com a palavra franqueada, várias pessoas se manifestaram. 
A nota marcante da reunião foram os aplausos veementes de todos ao anúncio de que a Diretora permanecerá até junho, um gesto que retrata a aprovação geral da sua gestão.

Diretora Janice Lima, ao centro




Postado por Prof. José Carlos

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

DIA DO LEITOR


MinC quer triplicar número de livros lidos por cidadão no país


No Dia do Leitor, celebrado no dia 7 de janeiro, o Ministério da Cultura destacou que uma das metas do Plano Nacional de Cultura 2010/20, aprovado no dia 13 de dezembro de 2011, tem como objetivo estimular cada cidadão a ler, pelo menos, quatro livros por ano que não sejam títulos de exigência escolar. Hoje, a média anual de leitura é de 1,3 livro por pessoa, segundo o Instituto Pró-Livro. Para executar esta transformação, o MinC tem diversas ações em execução – como a modernização de bibliotecas públicas e os agentes de leitura – e outras a serem implantadas. Entre elas está o barateamento do preço do livro.
Visando vender o livro a valores mais baixos, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) fez o cadastramento das editoras – já são 10 mil títulos passíveis de serem comercializados a R$ 10. Em um primeiro momento, estes títulos estarão à disposição das bibliotecas, que receberão um cartão-livro para comprá-los. Posteriormente, a sociedade também será beneficiada pela ação. Segundo a FBN, existem no Brasil 96 milhões de leitores e apenas 30 milhões compram livros. Ou seja, há um potencial a ser alcançado com o livro mais barato. A ideia, de acordo com o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz, é com o preço do livro mais baixo, viabilizar o acesso ao produto de classes sociais diversas, incluindo a classe C. “Isso vai contribuir para que a meta de o brasileiro ler quatro livros por ano seja atingida”, avalia Ortiz. A média de leitura do brasileiro é inferior a outros países da região, como por exemplo, a Colômbia, onde se lê dois livros por ano por pessoa.
Entre as ações desenvolvidas em 2011 está a construção de 340 bibliotecas nas Praças de Esporte e Cultura. Do mesmo modo, o MinC apoiou a implantação de novas bibliotecas municipais e atualizou o acervo das bibliotecas, com investimento de R$ 40 milhões.
Agentes de Leitura

Outro modo de fomentar a leitura é por meio do programa Agentes de Leitura, em andamento desde 2010 pelo Ministério da Cultura. Os agentes são jovens entre 18 e 29 anos que recebem uma bolsa de R$ 350 mensais para desenvolver ações de fomento à leitura – eles leem e emprestam livros às pessoas da casa visitada e da vizinhança.  Entre 2010 e 2011 foram feitos convênios com estados e municípios para cerca de 4,5 mil agentes para atuação em mais de 400 localidades. Uma parceria entre os ministérios da Cultura e Educação, anunciada no último dia 8 de dezembro, vai possibilitar ainda, no ano que vem, a implantação de 4 mil agentes em mil escolas públicas, ampliando o escopo de atuação do programa.
A sociedade civil também é convidada a participar deste pacto por um Brasil mais leitor e, por isso, desde 2008, o MinC premia ações de estímulo à leitura, por meio dos Pontos de Leitura. Cada premiado recebeu um kit com acervo de 650 livros, pufes, computador e estantes. Existem atualmente 1.200 deles que são, de alguma maneira, apoiados pelo governo. Para o ano que vem, a proposta do MinC é ampliar este conceito, lançando o edital “Leitura para todos”, beneficiando projetos sociais de leitura em três categorias: formação e atuação de mediadores de leitura, projetos sociais em espaços não-convencionais (hospitais e em áreas de vulnerabilidade) e bibliotecas comunitárias.
Censo Nacional
Outra meta do PNC é que 100% dos municípios brasileiros tenham pelo menos uma biblioteca pública em funcionamento. Para isso, em 2009, o MinC contratou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para realizar o Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais. Segundo o Censo, existiam, no ano passado, 400 cidades sem o equipamento. O ministério então enviou os kits de implantação às prefeituras, composto de estantes, acervo de 2 mil livros, equipamentos eletrônicos e mobiliário. “Para nós, do Ministério da Cultura, a biblioteca tem de ser um centro cultural dinâmico, espaço para todos os suportes de leitura”, afirma o diretor de Livro, Leitura e Literatura da FBN, Fabiano dos Santos Piúba.
No final de 2010, o MinC publicou também a Portaria 117, que institui o funcionamento da biblioteca pública como pré-requisito para que a prefeitura ou estado receba recursos do Ministério da Cultura. Atualmente, segundo dados da FBN, apenas 36 municípios – por problemas documentais – não receberam ainda o kit de implantação. Mas isso não é suficiente. É muito comum, após algum tempo, as bibliotecas fecharem as portas. Por isso, estamos convidando escritores, personalidades e instituições do terceiro setor para apadrinharem essas novas bibliotecas e, assim, atuarem lado a lado com o governo para que os livros possam fazer a diferença na formação das pessoas e, com isso, ajudar essas comunidades a se desenvolverem”, diz Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional .
(Texto: Neila Baldi, Ascom/MinC)
Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2012/01/06/dia-do-leitor/
Postado por José Carlos

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

EJA: ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO DE 2012

No dia 20.12.2012 (quinta-feira), a Educação de Jovens e Adultos do Liceu Escola realizou a sua festa de encerramento do ano letivo. No evento, foi feita a entrega simbólica dos certificados dos alunos e alunas concluintes da 4ª Totalidade, houve sorteio de brindes e, no final, mesas de doces e salgados organizadas pelos alunos. A Rádio Liceu esteve presente, com a colaboração do aluno Anderson Moraes, da turma 342 da EJA.

Profª Socorro Mascote e Prof. Francisco Carvalho (Mestre de Cerimônias)
Prof. Jorge Azeredo, Prof. Francisco Carvalho e Aluno Anderson Moraes no comando da Rádio Liceu
Aluna concluinte da EJA faz seu discurso de agradecimento
Leila Matos incentiva os alunos para a continuação de seus estudos
Profª Arinete Santos, no apoio ao evento
Aluna concluinte faz seu discurso de agradecimento
Alunos, alunas e familiares
A comunidade prestigiou o evento

ENTREGA SIMBÓLICA DOS CERTIFICADOS








 















SORTEIO DE BRINDES

Damiris Ribeiro: Coordenadora Pedagógica da EJA
















COMES E BEBES

Oração de agradecimento





Postado por Prof. José Carlos