sábado, 21 de setembro de 2013

DIA DA ÁRVORE

Dia da Árvore
A primeira comemoração oficial do Dia da Árvore ocorreu no estado norte-americano do Nebraska, em 1872 – tanto que, nos Estados Unidos, ele é comemorado no dia 23 de setembro, data do aniversário de Julius Sterling Morton – morador de Nebraska que incentivou a plantação de árvores naquele Estado. No Brasil, de acordo com a tradição folclórica, a data foi escolhida por ser próxima ao início da primavera (que começa oficialmente dia 23!), quando a natureza se renova e as árvores voltam a oferecer flores, depois do inverno. Era também a data em que os índios cultuavam as árvores, quando começavam a preparar o solo para cultivo.

Mas, na verdade, a celebração oficial no Brasil tem outro nome... e duas datas

O Decreto Federal nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965, instituiu em todo o território nacional a “Festa Anual das Árvores, em substituição ao chamado Dia da Árvore”, que já na época era comemorado no dia 21 de setembro. Devido às diferentes características do Brasil, foi também previsto no decreto, no Artigo 3º, que a Festa Anual das Árvores seria comemorada em diferentes datas de acordo com os estados. Assim, oficialmente, a Festa Anual das Árvores é comemorada durante a última semana do mês de março nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Amapá, Roraima e Rondônia. Já na semana que se inicia dia 21 de setembro, a comemoração é feita nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Mas isso oficialmente. Tradicionalmente, todo o Brasil continua comemorando o Dia da Árvore no dia 21 de setembro – e podemos concordar que nem precisaria de uma data especial para isso, certo? Essenciais para a vida, as árvores não só embelezam o planeta como ajudam a manter a umidade do ar. Além disso, ajudam a diminuir a poluição – porque absorvem o gás carbônico. As árvores ainda produzem oxigênio, mudam a direção dos ventos, firmam o solo das encostas e também as margens dos rios. De seus troncos, flores e plantas, ainda é possível colher matéria-prima para a fabricação de medicamentos.

Importância das árvores

  • Melhoram a qualidade do ar, principalmente nas grandes cidades, pois diminuem a poluição; 
  • Servem de moradia para diversas espécies de pássaros; 
  • As árvores frutíferas fornecem alimentos para os seres humanos e diversas espécies animais;
  • Proporcionam sombra e favorecem a redução da temperatura em praças, parques e etc; 
  • Melhoram a umidade do ar, importante nos dias secos; 
  • Evitam a erosão do solo; 
  • As árvores deixam as paisagens rural e urbana muito mais belas. 
Objetivos da data 



  • Conscientizar as pessoas sobre a importância das árvores para o meio ambiente e melhoria da qualidade de vida; 
  • Criar uma cultura de preservação ambiental, combatendo a exploração ilegal das árvores presentes nas florestas e nas cidades; 
  • Desenvolver projetos de plantio de mudas de árvore, visando aumentar a arborização, principalmente nos grandes centros urbanos. 
Dia Mundial da Árvore


  • Em 21 de março é comemorado em vários países do mundo o Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta.
Dia da Árvore

O Doodle do Google comemora neste sábado o Dia da Árvore. A data é celebrada anualmente no dia 21 de setembro e coincide com a chegada da primavera e o florescimento de novas mudas.

Doodle do Google
Fontes:

Pesquisa: alunos do prof. Andson Oliveira, de Educação Ambiental,
integrantes do jornal Folha Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário