domingo, 30 de junho de 2013

São Marçal, Marçal de Limoges, Marcial de Limoges (Gália, séc. III) foi o primeiro bispo de Limoges. É venerado como santo mártir pelas igrejas católica,ortodoxa e anglicana.
Pouco há de histórico sobre sua vida, além de dados essenciais como seu envio de Roma,sua atuação missionária na Aquitânia e seu martírio. Tudo o que se sabe provém dos relatos de Gregório de Tours (538 – 593) e pode ser assim resumido, segundo a Catholic Encyclopedia:
"Durante o consulado de Décio e Grato, sete bispos foram enviados de Roma para a Gália para atividades missionárias. Gaciano para ToursTrófimo para ArlesPaulo para NarbonaSaturnino para ToulouseDenis para ParisAustremônio para Clermont e Marçal para Limoges. Marçal deve ter sido acompanhado por dois presbíteros enviados do Oriente. Parece que ele mesmo era natural da Gália. Evangelizou a Aquitânia a partir de sua sé episcopal em Limoges."
Brasão d'armas de Limoges
Foi martirizado no século III, juntamente com São Alpiniano e São Austricliniano, presbíteros de sua diocese.
Uma lenda medieval o inclui como um dos companheiros de São Pedro e primeiro evangelizador da Gália Aquitanense. As lendas medievais ornaram a vida do santo com feitos extraordinários.
É representado com as vestes episcopais, geralmente casula, capa magna, báculo e mitra. Em representações mais antigas, usa túnica e pálio apostólico. Seus atributos iconográficos são os paramentos episcopais, bastão mágico em forma de mão da justiça, bordão de cruz dupla, em algumas representações um anjo o acompanha.
Parente de Santo Estevão, São Marçal era um dos 72 discípulos de Cristo que o seguiu continuamente. Filho de Marcelo e Elizabeth, era menino quando Jesus tomou de suas mãos o peixe e os pães com os quais alimentou cinco mil homens no deserto. Foi batizado por São Pedro aos 15 anos por ordem do Messias. Esteve presente na Última Ceia e o ajudou a lavar os pés dos apóstolos. Depois da ascensão de Jesus, acompanhou Pedro em sua evangelização. Em um sonho em que foi visitado por Cristo, Pedro recebeu ordens de encaminhar Marçal para pregar na França. 
Um de seus milagres foi uma ressurreição, quando São Marçal ainda estava vivo. Para tal feito, utilizou-se de um cajado que lhe tinha sido dado por São Pedro. Com esse mesmo instrumento, curou paralíticos e apagou incêndios - por essa razão é o santo que livra a humanidade do fogo. 
Sua força era tanta que sobre ele há uma história de conversão de doze mil pessoas num único dia. Ao repreender os adoradores de imagens, foi preso e açoitado. 
Uma enorme claridade invadiu a cela onde ele se encontrava e o libertou, juntamente com todos que ali estavam. No mesmo instante, um raio matou todos os seus algozes. 
A proporção do acontecido foi tamanha que milhares de pessoas, que estiveram ali, quiseram ser batizadas naquele momento.
SÃO MARÇAL NO BRASIL
No folclore brasileiro é celebrado com fogueiras de paneiros no dia de sua festa litúrgica (30 de junho) que encerra os festejos juninos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marçal_de_Limoges
Pesquisa: Turma 703
Revisão: Prof. Allyson Fabrício (História)
Postado por Prof. José Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário