segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE BELÉM


A tradicional chuva de Belém do Pará, neste mês de janeiro, contemplou o início da programação de aniversário da cidade que completa hoje 397 anos de fundação. O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, foi celebrar o aniversário da cidade junto com a população que cantou parabéns durante a manhã na maior feira livre da América Latina, o Ver-o-peso.
Após a distribuição de fatias do bolo de aniversário produzido pelo Sindicato da Indústria de panificação com 20 metros de comprimento, Zenaldo fez um rápido discurso para a população destacando a importância da união para Belém. “Temos um longo e difícil caminho pela frente, por isso somente a nossa união será capaz de conduzir a cidade no rumo certo. Conto com a participação e colaboração de todos vocês, e assim comemorarmos os 400 anos de Belém com um bolo de 400 metros”, prometeu.
Depois dos parabéns, Zenaldo conversou com os jornalistas e destacou as prioridades durante os primeiros dias como novo gestor da capital paraense. “O maior presente que podemos dar para Belém é o nosso trabalho, nossa dedicação. Saneamento básico, saúde, educação e segurança, essas serão nossas prioridades. Minha equipe e eu estamos visitando os bairros e falando com a população para saber quais são os seus problemas e estudar as melhores formas de solucioná-los”, disse.
Dentre as ações emergenciais, o prefeito citou o projeto “Cuida Belém, Cuide Também” da Secretaria Municipal de Saneamento que atuará de forma intensiva nestes 100 primeiros dias do ano e, além disso, adiantou que pretende ampliar o programa Saúde da Família, do Governo Federal, de 40 para 100 equipes. Com relação ao transporte público e ao trânsito na capital, o prefeito destacou: “Também está previsto um novo plano viário para desafogar o trânsito de Belém, juntamente com o prosseguimento das obras do BRT (Bus Rapid ransit), o avanço na macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova e a retomada das obras na Bacia do Paracuri, em Icoaraci, dentre outros projetos”, acrescentou.
Para o presidente da Câmara Municipal de Belém (CMB), Paulo Queiroz, este é um momento de mudança. “O Prefeito Zenaldo está implantando um novo modelo, mais preocupado com o bem estar da população. É um modelo que vive o dia a dia do povo, mostrando que cada gestor deve conhecer e cuidar do seu chão, da sua terra”, ressaltou.
Belém faz aniversário mas quem ganha presente são os moradores da capital paraense. Vários serviços foram oferecidos à população ao longo da Avenida Boulevard Castilho França no bairro do Comércio no Complexo do Ver-o-peso. Dona Maria chegou cedo no local, para garantir um pedaço do bolo e para ser atendida pelos médicos de plantão que ofereceram uma série de serviços de saúde. “Estava preocupada em chegar atrasada, mas deu tudo certo e agora é só me divertir e aproveitar pra cuidar da saúde”, comentou.
Mais de 7 mil pessoas foram atendidas neste sábado, dia 12, em consultas médicas e odontológicas, educação ambiental – com a distribuição de mais de 500 mudas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), emissão de documentos e muita programação cultural. Assim foi o início dos festejos pelos 397 anos do município de Belém. A doméstica Sandra dos Santos, 49, pediu à patroa para faltar ao trabalho, pois precisava de uma carteira de identidade nova. Sandra chegou à feira às 6h. “Tá bom aqui. Não tem confusão. Está tudo rápido”, avaliou a doméstica.
MISSA
As comemorações continuaram, em seguida, na Catedral Metropolitana, onde tradicionalmente ocorre a missa de Ação de Graças pelo Aniversário de Belém, O arcebispo metropolitano, Dom Alberto Taveira, celebrou a missa acompanhado pelo bispo auxiliar, Dom Teodoro Mendes, e pelo arcebispo emérito, Dom Vicente Zico.
A catedral ficou lotada durante a celebração, a missa foi aberta ao público. Dom Alberto Taveira falou sobre a responsabilidade de cada cristão, em especial aos cidadãos de Belém, cuja cidade está prestes a completar 400 anos de fundação. “O que vamos fazer para a nossa cidade?”, indagou Dom Alberto. “Em minhas reflexões, entendi que, assim como bem disse João Batista, todos temos uma missão, mas também responsabilidades. Então, para construir nossa cidade, é preciso que cada cidadão abrace a causa e não fuja do seu compromisso para que não vivamos de saudade”.
Prefeito homenageou 16 personalidades com honras ao Mérito no aniversário de Belém
Um total de 16 personalidades foram homenageadas com a comenda Francisco Caldeira de Castelo Branco, maior reconhecimento do município de Belém. A homenagem aconteceu durante a programação dos 397 anos de fundação da capital paraense.  Na cerimônia, o prefeito Zenaldo Coutinho fez a revista da tropa da Guarda Municipal de Belém comandada pelo Tenente Coronel Sandro Queiroz e, após isto, entregou as medalhas aos representantes e homenageados do dia ao lado do governador do Estado, Simão Jatene que também participou da solenidade.
Os homenageados deste ano foram: Márcio Desidério Teixeira Miranda, deputado estadual; Eliana de Nazaré Chaves Uchôa, diretora do Procon; Dom Teodoro Mendes Tavares, bispo auxiliar Metropolitano de Belém; Major-Brigadeiro-do-Ar Carlos Eurico Peclat dos Santos, comandante do 1º Comando Aéreo Regional; Vice-Almirante Ademir Sobrinho, comandante do 4º Distrito Naval; Coronel Daniel Borges Mendes, comandante geral da Polícia Militar do Pará; Tenente-Coronel Carlos Augusto Souza Machado, comandante
do Batalhão de Policiamento Ambiental; Ana Célia Bahia Silva, reitora da Universidade da Amazônia; Alan Fontelles Cardoso Oliveira, atleta paraolímpico, Lyoto Carvalho Machida, desportista; e  Raimundo Leão Ferreira Filho (mestre Curica), músico.
Dentre as entidades estão a Associação Cultural Grupo Experiência e Associação dos Vendedores Artesanais de Açaí de Belém (AvaBel). Já entre os homenageados especiais, in memoriam, estão: Israel Cruz Jackson Barros, paratleta; Maria da Graça Azevedo da Silva, procuradora de Justiça Cível; e Ivy de Menezes Veiga Portella.
Fonte: http://ww3.belem.pa.gov.br/site/?p=385
Postado por Prof. José Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário