terça-feira, 31 de janeiro de 2012

JORNADA PEDAGÓGICA LICEU 2012, OU, AOS MESTRES COM CARINHO

Diretora Janice Lima
                 Com o tema Planejar para Educar, o Liceu realizou, no período de 24 a 27 de janeiro, a Jornada Pedagógica relativa ao ano letivo de 2012. O encontro foi muito produtivo e contou com a participação dos professores, mestres e oficineiros da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos e também do corpo técnico da escola, que preparou a programação com competência e esmero.
Após o credenciamento, quando os professores receberam uma sacola contendo pasta, camisa e outros materiais, a programação iniciou com as boas vindas da diretora, que os convidou a recitarem juntos com ela um trecho do poema “Eu, Você, Nós” de João Cabral de Melo Neto:
“Um galo sozinho
Não tece uma manhã;
Ele precisará sempre de outros [...]
Que com muitos outros galos se cruzem
Os fios de sol
De seus gritos de galo
Para que a manhã,
Desde uma teia tênue
Se vá tecendo,
Entre todos os galos.”

Refletiu-se então sobre a necessidade do planejamento em todos os momentos de nossa vida, especialmente para o ato de educar inspirando-se nas três dimensões básicas que precisam ser consideradas no ato de planejar, discutidas pelo professor Celso Vasconcellos: a realidade, a finalidade e o plano de ação. Falou-se então das tensões e contradições que se interpõem entre o desejo e a realidade nos momentos de elaboração do plano de ação e da necessidade de superá-las.
Em seguida, o professor Dionelpho Júnior, técnico da Diretoria de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), de uma forma dinâmica e prazerosa, com muita poesia e carinho, tratou das Diretrizes Curriculares da SEMEC, em fase de elaboração.
Muitos momentos significativos estariam por vir, como a escolha do tema gerador 2012 para a escola, que inspirado no tema definido pelo Núcleo de Informática (NIED) e sem fugir do mesmo, os professores escolheram: “Liceu, Caminhando e Interagindo com a Cidade de Belém”.
Sem dúvida, foi uma semana de trabalho árduo, em que cada um precisava elaborar seu Plano Anual de Ensino, sem deixar de levar em consideração as possibilidades de processos inter e transdisciplinares, os conteúdos específicos, os objetivos, os métodos, as formas de avaliação... Ufa! Mas, sem dúvida, houve também: solidariedade, companheirismo, gentileza e muito carinho na preparação para a recepção dos nossos alunos, aqueles a quem direcionamos a nossa principal missão: educar.
Janice Lima
Direção
by Keith Hackenhaar
Diretora Janice Lima e Equipe de Coordenação Pedagógica
Coordenador Geral Alcemir Rodrigues
Professoras
Professores e Professoras
Professoras e Professores
Reunião de Planejamento da EJA
Planejamento das Salas de Informática Educativa
Profª Arinete, Profª Viviane, Coordenadora Keith e Prof. José Carlos