sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Dia da Árvore no Liceu: crianças da Educação Infantil preparam mudas e cantam


As crianças da Educação Infantil (turma da professora Roseane Souza), prestaram homenagem à Árvore preparando mudas e cantando. Simbolicamente, a ação ocorreu ao pé do que restou de uma árvore localizada na frente do Liceu Escola, a qual precisou ser removida. Após a homenagem, as crianças participaram de uma mesa de degustação de frutas diversas.
Texto e Fotos: Prof. José Carlos.





quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Reabertura da Galeria de Arte do Liceu


Nesta quarta-feira, dia 21 de setembro, o Liceu Escola de Artes e Ofícios “Mestre Raimundo Cardoso” reabre sua Galeria de Arte, apresentando ao público duas exposições: “Mestres da Cerâmica de Icoaraci” e “Etnoconexões entre a Arte e a Matemática”.

MESTRES DA CERÂMICA DE ICOARACI
A exposição “Mestres da Cerâmica de Icoaraci” reúne peças em cerâmica e painéis contendo um breve perfil biográfico de dez mestres da cerâmica que representam uma expressiva produção artesanal nascente desse Distrito de Belém. A intenção é difundir e valorizar a trajetória dessa significativa cultura regional. A seleção desse elenco de artesãos foi sinalizada dentro de um consenso da cadeia produtiva local, em conjunto com mestres e oficineiros do Liceu e representantes da comunidade.
As ações curatoriais dessa mostra, sob a maestria do curador Emanuel Franco, têm a intenção de fazê-la de longa duração, pensando-a muito além dessa composição de dez, pois acredita que a produção de cerâmica de Icoaraci tem intenções renováveis, e que novos mestres podem vir agrupar-se a esses, fortalecendo o núcleo inicial e preservando sua memória e história.
A exposição também faz parte da programação da 5ª Primavera de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), órgão do Ministério da Cultura (MINC), que este ano traz como tema: “Mulheres, Museus, Memórias”, homenageando especialmente as mestras Inês Cardoso, Idalina Pereira e Ana Pimentel.
Com esta exposição o Liceu reafirma o papel da educação no reconhecimento dessa cultura e dessa comunidade, uma escola que nasceu há quinze anos: do sonho, da aposta e do esforço das educadoras Therezinha Gueiros e Läis Aderne.

ETNOCONEXÕES ENTRE A ARTE E A MATEMÁTICA
            Esta exposição, composta de vinte pinturas em tela, apresenta um dos resultados do projeto intitulado “Geometria e o grafismo marajoara: conexão entre o saber e o fazer” que, integrando as disciplinas Matemática e Arte e as oficinas de cerâmica, visa intensificar as relações entre a cultura, o educando e o meio ambiente nos processos educacionais vivenciados no Liceu. O projeto insere-se na filosofia da escola e se identifica com o campo de estudo da Etnomatemática, no qual, a matemática e a arte caminham juntas, aliando razão, precisão, sensibilidade, imaginação e técnica ao diálogo estético, tudo isso dentro de um contexto cultural.
As pinturas revelam a peculiaridade do olhar dos alunos para a cerâmica arqueológica Marajoara e o aprendizado dos conteúdos das disciplinas e das oficinas.
Assim, a professora Rosângela Dantas, da disciplina Matemática, a professora Márcia Mara, de Arte, os mestres da cerâmica, Josué Pereira e Guilherme Santana e o instrutor de pintura Miltom Soeiro, junto com os alunos, enfrentaram os desafios de romper os muros invisíveis, porém, fortemente construídos ao longo da história das disciplinas escolares, partindo para um trabalho transdisciplinar, desvendando os saberes matemáticos implícitos na decoração presente nessa cerâmica arqueológica e incentivando a aventura pelos caminhos da arte.

Texto: Janice Lima

Diretora Janice Lima em entrevista ao Jornal O Liceu

3º Teste ALFAMAT


No dia 14/09 foi aplicado o 3º Teste ALFAMAT no Liceu Escola “Mestre Raimundo Cardoso”. Dez turmas de 3ª e 4ª séries do 1º e do 3º turnos (cerca de 360 alunos) fizeram o Teste. No 1º turno, o evento foi coordenado pelos técnicos pedagógicos Alcemir Pantoja e Keith Hackenhaar. No 3º, coordenaram as técnicas Cristina Pinheiro, Leila Ester e Wânia do Socorro.
Os testes, realizados periodicamente, são coordenados pelo NIED – Núcleo de Informática Educativa da Secretaria Municipal de Educação de Belém –, que desenvolve o Projeto ALFAMAT - Alfabetização Matemática, Leitura e Escrita desde abril de 2009.
Ao longo dos anos, essa ferramenta de avaliação vem ganhando importância. Segundo a professora Isabela Pessôa, coordenadora do NIED, "o ALFAMAT tornou-se o sistema municipal de avaliações de desempenho dos alunos da RME."




Texto e fotos: Prof. José Carlos.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS


INTÉRPRETE: A palavra “intérprete” vem do grego hermêneús, derivada do deus Hermes, onde Platão associa Hermes a hermêneús (que significa intérprete e mensageiro). O intérprete é a pessoa que interpreta de uma língua (língua fonte) para outra língua (língua alvo) o que foi dito.
Língua fonte: é a língua que o intérprete ouve ou vê para a partir dela, fazer a tradução e interpretação para a outra língua (língua alvo).
Língua alvo: É a língua na qual será feita a tradução ou interpretação.
O intérprete de língua de sinais é o profissional que domina a língua de sinais e a língua falada do país e que deve ter qualificação específica para atuar como intérprete.
                       O intérprete está para intermediar um processo interativo que envolve determinados momentos conversacionais e discursivos e tem a responsabilidade pela veracidade e fidelidade das informações. Assim, ética deve estar na essência desse profissional. Abaixo veremos alguns preceitos éticos do profissional intérprete de LIBRAS, tais como:
1.    Confiabilidade (sigilo profissional);
2.    Imparcialidade (ser neutro e não interferir com opiniões próprias);
3.    Discrição (deve estabelecer limites no seu envolvimento durante a atuação);
4.    Distância Profissional (o profissional intérprete e sua vida pessoal são separados);
5.    Fidelidade (a interpretação deve ser fiel, o intérprete não pode alterar a informação por querer ajudar ou ter opiniões a respeito de algum assunto, o objetivo da interpretação é passar o que realmente foi dito).

                       Por volta dos anos 80 foi forte presença de intérpretes de língua de sinais em trabalhos religiosos, onde podemos destacar o início para essa profissão.
                       Em 1988, realizou-se o 1º encontro Nacional de intérpretes de Língua de Sinais organizado pela FENEIS (Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos), que propiciou pela primeira vez, o intercâmbio entre alguns intérpretes do Brasil e a avaliação sobre a ética do profissional intérprete.
                       No dia 24 de abril de 2002, foi homologada a lei federal de nº 10.436, que reconhece a língua brasileira de sinais como língua oficial das comunidades surdas brasileiras. Tal lei representa um passo fundamental no processo de reconhecimento e formação do profissional intérprete da língua de sinais no Brasil, bem como, a abertura de várias oportunidades no mercado de trabalho que são respaldadas pela questão legal.
                         Outro passo importante foi a regulamentação da profissão Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, com a lei federal de nº 12.319, de 1º de setembro de 2010.
                         Em vários países há tradutores e intérpretes de língua de sinais. A participação de surdos nas discussões sociais representou e representa a chave para a profissionalização dos tradutores e intérpretes de língua de sinais.

LIBRAS: LIngua BRAsileira de Sinais. Esta sigla é difundida pela Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos. É utilizada pelas comunidades surdas brasileiras. É uma língua visual-espacial articulada através das mãos, das expressões faciais e do corpo.

Aplicação do Teste de ALFAMAT no Liceu

Texto: Cássia Mendes
Intérprete de língua de sinais
Graduanda em Letras/LIBRAS
Foto: Prof. José Carlos

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Exposições na Galeria de Artes do Liceu


Caros amigos, caras amigas,
Convido-os para abertura de duas exposições na Galeria de Artes do Liceu de Icoaraci, dia 21/09/2001, às 17 horas. A exposição "Mestres da Cerâmica de Icoaraci" apresenta painéis sobre 10 mestres e seus papéis na formação desse pólo ceramista, bem como uma mostra de sua produção. A exposição Etnoconexões entre a Arte e a Matemática apresenta pinturas em tela, resultado de um projeto interdisciplinar do Liceu. As referidas exposições fazem parte da programação Primavera de Museus (IBRAM/Ministério da Cultura), homenageando três mestras ceramistas:   Inês Cardoso, Idalina e Ana, conforme o tema do evento: Mulheres, Museus e Memórias.
Venham conferir! 

Janice Lima
Diretora do Liceu “Mestre Raimundo Cardoso”