segunda-feira, 30 de maio de 2011

Feira das Profissões da EJA


Visando oportunizar aos alunos da EJA a pesquisa e o conhecimento da diversidade das profissões e sua valorização nos diferentes espaços e épocas, despertar o interesse por uma melhor qualidade de vida e possibilitar o conhecimento das relações trabalhistas no contexto socioeconômico, e com a meta de envolver todos os alunos das Totalidades e Etapas, foi realizada, no dia 18 de maio de 2011, a Feira das Profissões, culminância das atividades desenvolvidas pelas diversas disciplinas da EJA, com uma carga horária total de 40 horas não presenciais.

A programação teve início às 19h30min, no Auditório do Liceu Escola, com a abertura das atividades realizada pelo administrador escolar Raimundo Monteiro. Na sequência, as três turmas das Totalidades e as quatro de 3ª e 4ª Etapas apresentaram os resultados das suas pesquisas e ilustraram os seus trabalhos com a presença de profissionais e apresentação de vídeos.

Totalidades:
Turma 141 – Mecânico.
Turma 241 – Medicina.
Turma 242 – Operador de Caixa.
 Etapas:
Turma 341 – Enfermagem.
Turma 342 – Professor.
Turma 441 – Advogado.
Texto e Imagens: Prof. José Carlos 


MOSAICOS GEOMÉTRICOS: ETAPAS DAS CONSTRUÇÕES


quinta-feira, 26 de maio de 2011

SRM do Liceu no CENTUR


A Rede Municipal de Ensino de Belém, visando partilhar com a sociedade e com os profissionais da educação experiências pedagógico-curriculares desenvolvidas nas escolas, unidades pedagógicas e unidades de educação infantil, apresentou, em evento realizado no Centur, em novembro de 2010, a 8ª Mostra de Educação Infantil e a 4ª Mostra Cultural do Ensino Fundamental.
A SRM (Sala de Recursos Multifuncionais) do Liceu compareceu ao evento com o projeto Laboratório Sensorial, desenvolvido sob a coordenação das professoras Alcinda Pety, Ângelo Guedes e Cleudes Ibiapina.
Texto: Prof. José Carlos
Imagens: SRM





terça-feira, 10 de maio de 2011

Liceu na 8ª Mostra de Educação Infantil

Concentração para a caminhada
A 8ª Mostra de Educação Infantil, realizada no mês de novembro de 2010, no Centur, teve como finalidade partilhar com a sociedade e com os profissionais da educação experiências pedagógico-curriculares desenvolvidas nas escolas, unidades pedagógicas e unidades de educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Belém. O tema proposto foi ‘Culturas Infantis, Linguagens e Práticas Sociais’.
A Educação Infantil do Liceu Escola “Mestre Raimundo Cardoso” apresentou o trabalho pedagógico Criança Cidadã, desenvolvido a partir do mês de agosto de 2010, com seis turmas, na faixa etária de 4 a 5 anos.
As educadoras Patrícia Nascimento (Jardim II), Roseane Souza (Jardim II), Silvia Marina (Jardim I), Lúcia (Núcleo de Oficinas) e Fausta (Núcleo de Oficinas) trabalharam as palavras relacionadas ao processo eleitoral, atividades artísticas – showmícios e caminhadas – protagonizadas pelos alunos (candidatos e eleitores) e realizadas nas salas de aula e nas áreas livres da Escola; confecção de mini identidades, as quais foram assinadas pelos alunos e utilizadas nos dias de votação – 30/09 e 27/10. As urnas eleitorais foram construídas nas oficinas de sensibilização com argila.




Texto e Imagens: Profª Roseane Souza

segunda-feira, 9 de maio de 2011

4ª Mostra Cultural do Ensino Fundamental


A 4ª Mostra Cultural do Ensino Fundamental – paralela à 8ª Mostra da Educação Infantil – aconteceu na Praça do Povo – CENTUR, a partir do dia 06.11.2010. 
A temática da 4ª Mostra Cultural do Ensino Fundamental foi Belém: Cidadania e Diversidade.  
O Liceu Escola de Artes e Ofícios “Mestre Raimundo Cardoso” participou do evento com as amostras de seus projetos em desenvolvimento na Educação Infantil, Educação Especial e Ensino Fundamental.
O Ensino Fundamental foi representado pelo CIV – 1º Ano, com o trabalho Construindo Conceitos Geométricos com Peças em Argila, cujo projeto foi desenvolvido sob a coordenação das Professoras Márcia Mara (Educação Artística) e Rosângela Dantas (Matemática), em parceria com o Núcleo de Artes e as Salas de Informática Educativa. No evento, foram apresentados o mosaico geométrico, o tangram em argila, quebra-cabeças das obras de Piet Mondrian e um croquis de uma trilha em forma de mosaico geométrico em argila. Foi marcante a interação do público com os elementos propostos pelo trabalho.





Texto e Imagens: Profª Rosângela Dantas