segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O Liceu Escola: Breve Histórico



Homenagem ao Mestre Raimundo Cardoso
O Liceu Escola de Artes e Ofícios “Mestre Raimundo Cardoso”, projetado sob a consultoria da Mestra em Arte-Educação e Sociedade Laïs Fontoura Aderne, iniciou suas atividades em 19 de março de 1996, na gestão da Secretária Municipal de Educação Therezinha Moraes Gueiros, e foi inaugurado oficialmente pela Prefeito Municipal de Belém, Hélio da Mota Gueiros, em 31 de dezembro do mesmo ano.
Localizado no Bairro do Paracuri – Distrito de Icoaraci – Município de Belém, o Liceu Escola, sob a direção da Mestra em Educação Janice Shirley Souza Lima, tem a sua proposta pedagógica assentada nas “bases da relação do sujeito com o meio, de forma harmônica, através da educação ambiental e da formação vocacional e profissionalizante para o desenvolvimento auto-sustentável, equilibrado e com base na cultura. [...] O plano pedagógico da Escola de Icoaraci deverá atender a aspectos objetivados numa dinâmica do aprender a aprender, dominando as linguagens, os conteúdos teóricos, a pesquisa, a experimentação e produção, tendo ao seu dispor o mediador do processo, que intervirá, pedagogicamente, encaminhando para o saber fazer, conhecer e aprender” (Laïs Aderne, Cadernos SEMEC, Série Planejamento, nº 4, pp. 110/111).
O corpo docente do Liceu Escola conta com aproximadamente 100 professores, e o discente com mais de 2.000 alunos, distribuídos na Educação Infantil, Ciclos de Formação I, II, III e IV, e Educação para Jovens e Adultos. Também atende a comunidade em geral através de projetos voltados para a qualificação profissional.
O espaço físico é composto por 7 blocos: 2 de coordenação, oficinas, galerias e telecentro comunitário; 4 de salas de aula (22 salas); 1 de administração, secretaria, coordenação, biblioteca, salas de informática (3 salas), sala de professores, SRM (Programa Pedagógico de Apoio ao Aluno), sala de Educação Especial, copa, auditório e refeitório.
Pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da comunidade foram homenageadas com seus nomes pelo Liceu Escola e seus espaços:
  • Liceu Escola: Mestre Raimundo Cardoso;
  • Núcleo de Oficinas: Laïs Aderne;
  • Biblioteca: Professora Therezinha Moraes Gueiros;
Fonte: Jornal O Liceu, Ed. nº 01, Out/2009.
Pesquisa: Ivo Mendes (Turma 701).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário